Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Economia

Vendas de PCs no 2° tri deste ano ultrapassam 85,2 mi de unidades

InfoMoney

15 de Julho de 2011 - 16:45

SÃO PAULO – As vendas globais de computadores no segundo trimestre deste ano subiram 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados levantados pela consultoria Gartner, as vendas ultrapassaram 85,2 milhões de unidades entre abril e junho.

Apesar do avanço, a expansão foi inferior aos 6,7% anteriormente estimados pela Gartner. "Depois de quatro anos de forte aumento no consumo de PCs, impulsionado pela grande demanda por mininotebooks e notebooks de baixo preço, o mercado começa a apresentar uma expansão mais modesta, mas ainda assim estável", disse o analista da Gartner Mikako Kitagawa.

América Latina

O mercado de computadores na América Latina registrou avanço de 15% no segundo trimestre deste ano, atingindo 9,2 milhões de unidades vendidas. O estudo ainda indicou que as preocupações frente ao superaquecimento da economia brasileira estão sendo ofuscadas por conta do crescimento, no primeiro trimestre deste ano, de 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, bem como com pela queda da inflação, observada em maio.

Em relação ao mercado brasileiro, a pesquisa ressalta que os fabricantes locais estão buscando expandir seus negócios para outros países, em resposta ao aumento da concorrência estrangeira no Brasil. Os fabricantes estão estudando entrar em países nos quais boa parte das empresas de computador não está disposta a se aventurar.

Geral

Em relação às marcas, a HP ficou no topo da lista, em termos de vendas mundias, conquistando 17,5% de participação no segundo trimestre deste ano. Suas vendas no período chegaram a 14,8 milhões de unidades, uma expansão de 3% em relação aos dados do ano passado. Na segunda posição, com 10,6 milhões de unidades vendidas, está a Dell, que mostrou expansão de 3,3% no período.

No entanto, a fabricante que mostrou o melhor desempenho em relação aos dados apresentados no segundo trimestre do ano passado foi a Lenovo. Com 10,2 milhões de unidades vendidas neste ano, a empresa vendeu 22,5% a mais do que em 2010. A Acer, por sua vez, teve uma queda de 20,4% de unidades vendidas no período, perdendo cerca de 3 pontos percentuais de participação de mercado, desde o segundo trimestre de 2010.