Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 26 de Novembro de 2024

Educação

Português no Enem: como estudar a disciplina para a prova

Interpretação de texto é a principal habilidade cobrada; confira dicas para se preparar bem

GALILEU

16 de Outubro de 2018 - 13:09

É consenso entre os professores especialistas: a prova de português do Enem é extensa e focada em interpretação de texto. O professor Sérgio Paganim, do Anglo, sugere que o candidato comece essa parte do exame reconhecendo os tipos de textos que introduzem cada questão e resolvendo as mais fáceis primeiro, como as que envolvam tiras de humor e propagandas, por exemplo, que são de ampla circulação e abordam temas mais discutidos.

O recomendado é que o estudante siga resolvendo as perguntas que possuem textos informativos, como os jornalísticos e de divulgação científica. “Textos informativos e acadêmicos, bastante frequentes no Enem, tendem a expressar sua tese central logo em seu início”, afirma a professora de português e redação Thaís Pio em entrevista à GALILEU. Ela recomenda que os alunos leiam primeiro as alternativas das questões e depois o texto, para que a leitura deste já tenha um foco.

Para não perder o fio da meada do texto ou deixar de identificar a tese principal defendida, a professora sugere ainda identificar palavras-chave e ideias que são retomadas. “Uma informação retomada em outro parágrafo indica centralidade daquela ideia para o texto”, explica.

Já os textos literários e poemas podem ficar por último, pois exigem mais atenção para serem compreendidos.

O exame não costuma ter questões que abordam somente a gramática. “Na aplicação da gramática, o mais cobrado é a mudança de sentido, como a colocação de uma preposição, por exemplo”, disse o professor de literatura e português Carlos Gontijo. Por isso, ele reforça que o foco deve estar no sentido expresso pelo texto e na identificação das figuras de linguagem presentes nele.

Mais uma vez com caráter interdisciplinar, a prova não terá cobranças específicas sobre livros, mesmo porque não há uma lista definida. Caso haja questões sobre uma obra específica, o trecho estará citado na prova e as perguntas estarão direcionadas ao contexto da publicação. Isso significa que o candidato deverá dominar as escolas literárias brasileiras, ou seja, ele tem que saber identificar os principais autores, as obras, as temáticas mais frequentes e o estilo de texto de cada uma delas – Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo.