Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Eleições 2020

TRE: Daltro antecipa ao RN que mantém candidatura independente de resultado

Flávio Paes/Região News

11 de Novembro de 2020 - 09:23

TRE: Daltro antecipa ao RN que mantém candidatura independente de resultado
Daltro Fiúza em conversa com a reportagem do Região News, se revela esperançoso de que conseguirá reverter o resultado desfavorável do TRE. Foto: Marcos Tomé/RN

A poucas horas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retomar o julgamento do recurso dos pedidos de impugnação da sua candidatura a prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiúza em conversa com a reportagem do Região News, se revela esperançoso de que conseguirá reverter o resultado desfavorável (já há 3 votos pela sua impugnação). Se esta expectativa não se confirmar o candidato do MDB garante que manterá o mesmo ritmo de campanha nesta reta final e o seu favoritismo, apontado pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até aqui, vai se confirmar nas urnas domingo, quando acredita na vitória por uma diferença razoável.

“Independente do julgamento de hoje a judicialização continuará. Se o resultado nos for favorável, os adversários recorrerão a última instância que é o Tribunal Superior Eleitoral. Caso percamos no TRE, também vamos ao TSE e este recurso tem efeito suspensivo, ou seja, não muda nada. Continuo candidato. Nosso número já está nas urnas. Somos candidatos e nada impedirá o eleitor de manifestar de forma livre e soberana, sua vontade”, sustenta Fiúza. Ele pretende manter até sábado sua rotina de campanha, com visitas praticamente casa a casa e no sábado à tarde, está programada uma carreata.

“Não contratei nenhum cabo eleitoral. Quem vai aos nossos atos de campanha, vai de forma espontânea, sem expectativa de receber algo em troca”, sustenta. Embora não ignore a possibilidade do julgamento de hoje no TRE lhe ser desfavorável, Daltro acredita que o pedido de vistas do juiz Daniel Castro, seja uma nova oportunidade para que os integrantes do Tribunal tenham um novo entendimento.

“O momento deles (os adversários) conseguirem seu intento de tentar me tirar na disputa, foi na segunda-feira. De repente, o dr. Daniel vai apresentar um relatório diferente, favorável a concessão do registro e isto convença os demais a acompanhar esta posição”, especula o ex-prefeito. Fiuza diz que o parecer do relator do recurso, desembargador Divoncir Schreiner Maran Nascimento, praticamente foi uma cópia da petição dos advogados do PSDB e do procurador regional eleitoral.

“Incluiu até questões prescritas”, garante. O ex-prefeito sustenta que em nenhum dos fatos arrolados para sustentar sua inelegibilidade há sequer indícios de malversação do dinheiro público, superfaturamento ou enriquecimento ilícito, foram apenas irregularidades formais sanáveis. "Nada denigre minha imagem construída ao longo de 40 anos de vida pública”, conclui.