Esporte
Neymar! Craque da sub-20 completa 19 anos em solo peruano
Globo Esporte
05 de Fevereiro de 2011 - 09:33
Neymar é o craque da Seleção Brasileira sub-20. Jogador mais comentado entre os torcedores peruanos e os adversários. Neste sábado, o camisa 7 vai viver um momento especial em Arequipa.
Ao lado dos companheiros e do pai, Neymar Silva, que está no Peru acompanhando o Sul-Americano da categoria, o craque vai comemorar 19 anos. Bolo? Que nada! O jogador quer mesmo cumprir os objetivos traçados neste início de temporada.
- Não costumo pensar em coisas ruins. Só temos que pensar em coisas boas, no título, na vaga nas Olimpíadas. Quando se pensa em coisa boa, você puxa coisa boa - afirmou o jogador.
Em dois anos como profissional, Neymar já ganhou status de estrela do Santos e da Seleção Brasileira. Convocado por Mano Menezes no ano passado para os amistosos contra os Estados Unidos, em Nova Jérsei, e Argentina, em Doha, no Qatar, o jogador já tem um gol pelo time principal.
Na sub-20, é o dono do time. Lidera a equipe
comandada por Ney Franco em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e no Mundial, em julho, na Colômbia.
Pelo Santos, clube com o qual tem contrato até 2015, já conquistou um Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, todos no ano passado. Agora, em 2011, disputará a primeira Libertadores. Ele admite: está curioso para saber como serão os confrontos.
- Será a primeira, né? É uma competição que todo jogador quer disputar, tem curiosidade para conhecer - disse o craque, que encerrará a participação no Sul-Americano no próximo sábado e seguirá direto para a Venezuela, local da estreia do Peixe.
Cobiçado pelos grandes da Europa, segue a contramão dos atletas que sonham atuar longe do Brasil. Preferiu permanecer no país do que atuar no Chelsea.
- Não penso em dinheiro. Se pensasse só nisso, já tinha saído do Santos no ano passado - disse em uma entrevista a uma TV internacional.
Em Arequipa, sede do hexagonal final, o aniversariante prefere dividir os louros das vitórias com o restante dos companheiros. Quando questionado sobre ser o "cara" da Seleção Brasileira sub-20, ele prefere desconversar.
- Aqui na Seleção existem jogadores talentosos. Todos que começarem jogando vão dar conta do recado - afirmou o jogador, disposto a dividir as vitória com os companheiros.
Na madrugada da última sexta-feira, o pai do jogador, Neymar Silva, brincou ao comentar o presente que dará ao filho. Jet-ski? Carro novo? Nada disso. Antes da recompensa, o jogador precisará cumprir as metas traçadas pela família para 2011.
- Vamos tentar satisfazer esse desejo dele. Ele quer trocar de carro, mas vamos ver. Primeiro ele precisa conquistar os seus objetivos, título sul-americano, Libertadores. Se vierem os objetivos, ele pode me cobrar o presente - brincou o pai do craque.
Presente mesmo é o craque quem pode dar aos brasileiros. Neste domingo, o time canarinho vai enfrentar a Argentina, às 23h30m (de Brasília), no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, e uma vitória deixa a equipe bem perto de garantir uma vaga nas Olimpíadas de Londres. Até o fim do hexagonal do Sul-Americano sub-20, o torcedor poderá agradecer pelas boas atuações de Neymar. Mas, neste sábado, a frase é outra: parabéns, "Menino da Vila".