Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 26 de Dezembro de 2024

Esporte

Norris vence GP de Abu Dhabi e McLaren volta a ser campeão de construtores da F1

McLaren garante título de construtores depois de 26 anos na Fórmula 1.

Capital News

09 de Dezembro de 2024 - 11:00

Norris vence GP de Abu Dhabi e McLaren volta a ser campeão de construtores da F1
Mclaren volta a ser campeã após 26 anos de construtores da F1 2024. Foto: Divulgação Mclaren

O piloto Inglês Lando Norris teve uma atuação brilhante e venceu de ponta a ponta o GP de Abu Dhabi, garantindo, assim, o título do mundial de construtores para a McLaren depois de 26 anos, na última corrida da temporada de Fórmula 1, neste domingo, 8.

A Ferrari, que disputava o título de construtores com a McLaren, completou o pódio com Carlos Sainz, que se despede da escudeira, em segundo e Charles Leclerc, que escalou o pelotão para chegar em terceiro.

A McLaren largava na primeira fila do grid, com Norris na pole e Oscar Piastri ao lado dele, e tinha tudo para ter uma corrida tranquila e levar o mundial sem sustos, até que Piastri ser ocado por Max Verstappen, da Red Bull, logo na largada e despencou para último lugar. Com isso, toda a pressão recaiu sobre os ombros de Lando, que foi perfeito em sua pilotagem e entregou os pontos que o time precisava.

Com o resultado, o britânico também levou o vice-campeonato entre pilotos, ficando atrás apenas do tetracampeão Verstappen. A equipe de Woking terminou com 666 pontos contra 652 da escuderia de Maranello.

O último GP de Abu Dhabi marcou o fim da parceria bem-sucedida da F1. Lewis Hamilton fez a sua última corrida com a Mercedes e se despediu da equipe alemã chegando em quarto lugar na bandeirada final, após 12 temporadas juntos. O heptacampeão Hamilton dá adeus à Mercedes após 12 temporadas, seis títulos mundiais e inúmeros recordes quebrados.

George Russell, chegou logo após Hamilton. Atrás de Russell ficou Verstappen, em sexto. Pierre Gasly colocou sua Alpine em sétimo lugar, e Nico Hulkenberg se despediu da Haas com um honroso oitavo lugar.

Depois de celebrar o título de seu pupilo Gabriel Bortoleto na Fórmula 2, Fernando Alonso terminou a última prova do ano em nono. Apesar do incidente no início, Oscar Piastri conseguiu terminar na zona de pontuação e fechou o top 10.