Esporte
Pelé pede que Neymar não saia nunca do Santos
Terra
11 de Novembro de 2011 - 14:31
Neymar gosta de comemorar os seus gols com um soco no ar, como Pelé fazia. Quando anunciou que permaneceria no Santos até a Copa do Mundo de 2014, o atacante vestia uma camiseta com a seguinte inscrição: "It''s good to be the king" ("é bom ser o rei", em português). Para ele, seu súdito santista mais famoso atualmente poderia seguir também o exemplo da longevidade no clube da Vila Belmiro.
"Eu joguei a vida inteira no Santos. Só fui para o Cosmos para divulgar o futebol nos Estados Unidos, no final da carreira. Sei que os tempos são outros, mas o Neymar também poderia ficar no Santos mais tempo. Ele está ganhando bem para isso", comentou Pelé, contente com o novo contrato do jovem com a diretoria santista. A validade do vínculo encurtou em um ano (até 2014 agora), e os vencimentos do jogador aumentaram.
Pelé contou que já foi decisivo para segurar Neymar na Vila Belmiro quando o atacante era cogitado como reforço do Chelsea, da Inglaterra, no ano passado. "Ele precisa se maturar antes de ir para a Europa. O maior erro seria ele ter se mudado para a Inglaterra. Tive que interferir nisso, falando com o pai dele, pois o futebol inglês não combina com o Neymar", afirmou.
"Continuo conversando com o presidente do Santos e com o Neymar. A dificuldade para mudar o contrato agora não era com o Neymar, e sim com os empresários, que têm interesse em vendê-lo. Mesmo assim, pouca gente sabe que o Juan Figer agente uruguaio ajudou bastante na permanência, já que tinha acesso ao empresário do Neymar, Wagner Ribeiro", declarou Pelé.
Embora incentive Neymar a continuar no Brasil, Pelé também reconhece que falta experiência internacional ao atleta. Por isso, considera difícil uma vitória sobre Lionel Messi, do Barcelona, no prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela Fifa. "No Brasil, não há ninguém para comparar com o Neymar. Mas ele cresceu em seis meses. Se formos lembrar, ele não estava entre os melhores do último Campeonato Brasileiro. Tecnicamente, acho Neymar melhor do que Messi. Mas o Messi é bem mais experiente", concluiu