Esporte
Rafaela Silva conquista ouro e Phelipe Pelim leva o bronze no Grand Prix
A campeã olímpica nos Jogos de Londres 2012, Sarah Menezes não teve a mesma sorte
Globoesporte.com
20 de Fevereiro de 2015 - 16:24
Na primeira competição internacional do ano, Rafaela Silva mostrou força. Nesta sexta-feira, a campeã mundial de 2013 conquistou o ouro no Grand Prix de Dusseldorf. A judoca ganhou o direito de brigar pelo alto do pódio depois de vencer a francesa Laetitia Blot no golden score, numa luta que teve duração de oito minutos. Na final da categoria até 57kg, mediu forças com Sumiya Dorjsuren, que já havia eliminado Ketleyn Quadros na primeira fase e que também foi sua algoz no Mundial de Chelyabinsk. E desta vez, Rafaela não deu chances para a adversária. Conseguiu um waza-ari logo nos primeiros segundos, levou a representante da Mongólia a sofrer duas punições e pouco depois comemorou a vitória após um ippon.
A outra medalha do dia ficou com Phelipe Pelim (60kg). Depois de passar pelo argelino Mohamed Rebahi na repescagem, o brasileiro venceu o espanhol Francisco Garrigos e levou o bronze.
A campeã olímpica nos Jogos de Londres 2012, Sarah Menezes não teve a mesma sorte. Cabeça de chave número 2 no peso ligeiro, tinha traçado como objetivo estar entre as medalhistas de todos os campeonatos da temporada, mas não conseguiu passar da primeira luta na Alemanha, sendo derrotada pela israelense Shira Rishony. Outros seis judocas brasileiros entraram no tatame, mas não conseguiram chegar às disputas por medalha.
Neste sábado, estarão em ação Mariana Silva (63kg), Danielle Karla Oliveira (63kg), Bárbara Timo (70kg), Alex Pombo (73kg), Marcelo Contini (73kg), Leandro Guilheiro (81kg) e Felipe Costa (81kg). Fecham a participação na competição, Samanta Soares (78kg), Rochele Nunes (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Walter Santos (+100kg).
No ano passado, o Brasil conseguiu cinco medalhas na Alemanha: foi ouro com Luciano Correa (100kg) e assegurou bronzes com Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), Érika Miranda (52kg) e Ketleyn Quadros (57kg).