Esporte
Secretário diz que Arena Corinthians é a obra mais atrasada para a Copa
O avanço conseguido nas obras trouxe a tranquilidade necessária para todos sobre a entrega da Arena da Baixada
Com informações Lance Net
23 de Março de 2014 - 22:28
O secretário estadual para Assuntos de Copa do Paraná, Mário Celso Cunha, festejou a avaliação da Comissão de Inspeção da Fifa, realizada neste sábado, na Arena da Baixada. De acordo com o político, ficou comprovado que o estádio deixou de ser o mais atrasado para o Mundial.
"Em termos de atraso, não somos mais. O Itaquerão (Arena Corinthians) é o mais atrasado. E o Beira-Rio e Cuiabá também enfrentam problemas", afirmou Cunha.
Durante a avaliação, os técnicos foram divididos em oito grupos: Competições, Protocolo, Bilheteria e sinalização, Marketing, Hospitalidade, Mídia e TV, Tecnologia e Serviço de Alimentação, Limpeza e Voluntários. E as inspeções não se limitaram só ao interior da Arena da Baixada, mas também em seu lado exterior.
Cunha destacou que o sentimento ao fim da inspeção era de alívio. O avanço conseguido nas obras trouxe a tranquilidade necessária para todos sobre a entrega da Arena da Baixada para a Copa do Mundo.
"O nosso principal problema era a questão de financiamento. Depois que resolvemos essa questão, deslanchamos as obras", frisou Cunha.
Por causa dos problemas com o financiamento, Curitiba chegou a ser ameaçada de exclusão da Copa. Só no dia 18 de fevereiro é que a Fifa reafirmou sua condição de sede.
No sábado, a Arena da Baixada, apesar de não ter sido entregue oficialmente passará por seu primeiro evento-teste. Uma partida entre o time sub-23 do Atlético-PR e uma equipe convidada, celebrará o aniversário de Curitiba.
Mas para esse primeiro jogo, o estádio será liberado para receber um público entre oito mil e dez mil pessoas. Atualmente, 1.300 operários trabalham na Arena da Baixada. A previsão é a de que ela fique pronta no dia 30 de abril.
Na Copa do Mundo, a Arena da Baixada receberá quatro jogos durante a primeira fase: Irã x Nigéria, em 16 de junho; Honduras x Equador, em 20 de junho; Austrália x Espanha, em 23 de junho e Argélia x Rússia, em 26 de junho.
PRÓXIMA PARADA: ARENA PANTANAL
Com a visita a Arena Pantanal, em Cuiabá, no domingo, a entidade máxima do futebol encerra o tour pelos estádios inacabados para a Copa do Mundo. Na quinta-feira, a Fifa esteve na Arena Corinthians, em São Paulo; sexta-feira, no Beira Rio, em Porto Alegre e, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Com 97% de suas obras concluídas, a Arena Pantanal passa por ajustes finais para receber o seu primeiro jogo: Mixto x Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil, no dia 2 de abril.
Nas últimas semanas a Arena recebeu a instalação das traves, já com o sistema tecnológico que permite ao árbitro, em caso de dúvida, saber se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. As demarcações do campo também já foram finalizadas e os testes de iluminação começaram a ser feitos.
Atualmente estão sendo realizadas as instalações dos assentos, limpezas dos camarotes e das áreas comuns.