Esporte
Setores de álcool e açucar estão em expansão no Estado
Em 10 anos, a produção teve um crescimento de 387%. A área plantada no Estado também teve um aumento significativo, saltando de 104 mil hectares, em 2000
Conjuntura Online
30 de Novembro de 2010 - 16:48
Em MS, a atividade das 25 usinas que estão em funcionamento gera em torno de 35 mil empregos diretos e mais de 120 mil indiretos. Mais 10 indústrias estão a caminho da instalação, numa perspectiva de expansão inédita do setor sucroalcooleiro e de tudo o que ele representa no atual cenário econômico brasileiro, como o incremento da produção de etanol e da co-geração de energia.
Nosso Estado conta com todas as características necessárias para desenvolvimento deste setor, como as condições de clima e solo, e a proximidade com regiões de escoamento no Sul e no Sudeste, e, certamente, se tornarão dentro de alguns anos um dos maiores produtores de cana do país.
Ao mesmo tempo, não podemos perder de vista os desafios ligados à logística, às questões ambientais e aos impactos sociais. Entre as principais ações do governo estadual no desenvolvimento da cultura e da indústria da cana-de-açúcar estão projetos para conseguir a implantação de um poliduto e de dois linhões de transmissão de energia elétrica; a revisão de incentivos fiscais; e a previsão de investimentos em pavimentação asfáltica em regiões produtoras.