Geral
Órgão acusa Banco do Brasil de chantagear empresários para liberar crédito
A situação, segundo o órgão, foi constatada em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Campo Grande News
30 de Novembro de 2016 - 14:25
A Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) está acusando gerentes do Banco do Brasil de chantagear empresários que buscam crédito do FCO (FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). A situação, segundo o órgão, foi constatada em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Em nota enviada à imprensa, o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, afirma que durante viagem aos estados do Centro-Oeste na semana passada, recebeu reclamações de empresários que dizem ser vítimas do modo de atuação da instituição financeira.
Segundo a Sudeco, a situação acontece quando, após ter o projeto aprovado, os empresários são pressionados pelas gerências a adquirir produtos ou serviços do Banco do Brasil, como títulos de capitalização, seguro e poupança.
Alguns clientes disseram que chegam até a desistir da operação. Membros de associações comerciais não procuram o financiamento por se sentirem chantageados, destacou o superintendente.
Na reunião que teve com Antônio Carlos na semana passada, o representante do Banco do Brasil, José Calos Martins da Silva, disse que a prática é proibida por atos normativos da instituição e pediu que o superintendente desse os nomes dos gerentes que teriam agido nesse sentido, bem como nomes dos empresários prejudicados.
De acordo com a nota, o superintendente disse que não iria fornecer os nomes e alegou que o banco "dispõe de meios para chegar rapidamente a esses nomes, bastando, para tanto, cruzar as informações constantes dos cadastros dos tomadores empréstimos".
O Banco do Brasil não comentou o assunto até o fechamento desta matéria.