Mato Grosso do Sul
Foto no Pantanal é finalista de prêmio internacional
Majestade nas águas pantaneiras, o flagrante de um jacaré camuflado em um rio de Miranda.
Primeira Página
23 de Março de 2025 - 19:00

Majestade nas águas pantaneiras, o flagrante de um jacaré camuflado em um rio de Miranda é finalista no concurso da revista internacional Smithsonian Magazine. O registro concorre na categoria “Natural World” (mundo natural, em tradução livre).
O registro foi feito pelo fotógrafo Rafael Del Prete, que possui no currículo diversas outras fotografias de tirar o fôlego, entre elas, de onças-pintadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Essa é a única foto brasileira concorrente na categoria, que compete com flagrantes feitos na Polinésia Francesa, Japão, Filipinas, Indonésia, entre outros. A votação é aberta ao público e pode ser feita clicando aqui. O concurso existe há 20 anos e premia as melhores fotografias feitas pelo mundo, nos mais diversos momentos e cenários.
Jacaré-do-Pantanal
Podendo ser encontrado desde o norte da Argentina até o sul da Amazônia, o jacaré-do-pantanal é uma espécie que se faz muito presente no bioma que leva no nome. Podendo alcançar até 3 metros de comprimento, costumam construir ninhos entre os meses de janeiro a março para depositar os cerca de 30 ovos durante a fase de reprodução.
Se alimentam de caranguejos, caramujos, insetos, peixes e outros vertebrados aquáticos. Não são comuns os ataques de jacarés a seres humanos, apesar da presença dos animais ser bastante assustadora para quem estiver nas águas.
As principais ameaças às espécies são a caça clandestina, a seca, atropelamentos e queimadas, situações que têm se tornado comuns na região do Pantanal, devido à mudança extrema do clima nos últimos anos.