Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Futuro da ferrovia de MS deve ser definido na próxima semana

Processo de concessão da Malha Oeste será analisado pelo governo federal.

Correio do Estado

07 de Março de 2019 - 08:41

Futuro da ferrovia de MS deve ser definido na próxima semana

Até o fim da próxima semana, dia 15, os integrantes do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, devem analisar o processo de concessão da ferrovia Malha Oeste. O governo do Estado tem expectativa de que o colegiado considere prioridade a recuperação de 1.973 quilômetros da malha, viabilizando a Ferrovia Trans­Americana.

Essa decisão do PPI é importante por dar condições para que o contrato com a empresa Rumo seja prorrogado por mais 30 anos e garanta investimentos de R$ 5 bilhões na recuperação do trecho, que, de acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentado em junho do ano passado, está sem condições de ampliar a capacidade de carga transportada.

Por esse motivo, o caminho que pode ser trilhado, de acordo com o governador Reinaldo Azambuja, é o consórcio formado pela Rumo, junto da Ferrovia Oriental e Andina, do Hub Intermodal de Três Lagoas e da Transfesa, receber o aval dos integrantes do PPI ao classificar a obra como prioridade do governo federal, acabando com as dificuldades da atual concessionária em obter recursos para recuperar a malha.