Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é o líder em apreensão de drogas no Brasil
De acordo com MJ, foram 808 toneladas de drogas apreendidas.
Correio do Estado
07 de Outubro de 2020 - 10:46
De acordo com o Ministério da Justiça, das 808 toneladas de entorpecentes apreendidas pelas Forças Estaduais no primeiro semestre em todo o país, 39%, 316 toneladas, são de Mato Grosso do Sul. Dados que garantem a continuidade do estado recordista em apreensões de drogas em 2020.
Foram tiradas de circulação mais de 590 toneladas de drogas no período de janeiro a setembro deste ano. Aumento de 102% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas pouco mais de 292 toneladas de entorpecentes.
Deste total, a maioria é de maconha (97%) apreendida no interior do Estado (64%).
“Fechamos setembro com quase 600 toneladas de drogas, hoje mais da metade de todo o trabalho que a Polícia Civil e a Perícia Criminal de Mato Grosso do Sul faz é de procedimentos envolvendo o tráfico de entorpecentes, resultado de um trabalho integrado e coordenado das restrições de segurança estaduais, que prestam um serviço não apenas para o estado, mas para todo o país ”, relatou o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira.
As apreensões de cigarros no Estado também tiveram um aumento expressivo em 2020, de 97,82%. De janeiro a setembro foram apreendidos 1.067.543 pacotes de cigarros, enquanto o volume relativo ao mesmo período do ano passado foi de 539.644 pacotes.
A maioria das operações, 70%, foram feitas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF).
Os outros estados que seguem Mato Grosso do Sul no ranking de maior número de apreensões são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.