Mato Grosso do Sul
No Dia da Síndrome de Dow, Gerson destaca importância de políticas públicas de inclusão
Além das ações desenvolvidas diretamente pelo poder público, é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor.
Redação
21 de Março de 2024 - 13:56
O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, em pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome Dow, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março, defendeu o reforço das políticas públicas que além de promoverem a inclusão social, levem a conscientização sobre os direitos, dignidade e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Gerson avalia que além das ações desenvolvidas diretamente pelo poder público, é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor, como a Juliano Varela e as APAES presentes em praticamente todos os municípios.
"A Assembleia Legislativa tem dado sua contribuição via emendas parlamentares, além de aprovar leis de apoio e proteção as essas pessoas especiais. É crucial compreender que cada indivíduo com síndrome de Down é único, com talentos, habilidades e personalidades próprias".
Para o presidente da ALEMS, “é nosso dever como legisladores promover políticas públicas que garantam a inclusão plena dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade, seja no acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego, cuidados de saúde adequados e participação ativa na comunidade. Portanto, convido a todos a se unirem nesta causa, a se informarem, a promoverem a conscientização e a apoiarem as pessoas com Síndrome de Down em sua jornada rumo à realização de seu pleno potencial", destacou Gerson no seu pronunciamento.
Decisão da ONU
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome Dow foi criado com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão. A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, resultando em características físicas e cognitivas distintas.