Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Suspensão de visitas em presídios no MS

Medida foi aplicada por conta da pandemia, visando proteger detentos.

Corrreio do Estado

02 de Outubro de 2020 - 11:05

Suspensão de visitas em presídios no MS
Presídios recebiam mais de mil visitas aos finais de semana. - Valdenir Rezende

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), suspendeu por mais 15 dias as atividades e visitas presenciais nas unidades penais em Mato Grosso do Sul.

Para retornar as visitas sociais e presenciais, a instituição em parceria com órgãos de saúde, elabora novos protocolos, de forma que esse retorno seja de forma gradual e seguro em todas as unidades penais do Estado.

A decisão de prorrogar essa suspensão ocorre em consequência do risco de disseminação da Covid-19, dentro e fora do ambiente carcerário, visando proteger não apenas os internos, mas também os familiares dos detentos e à sociedade.

Somente o Complexo Penitenciário de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste, recebia antes da pandemia, cerca de 1,7 mil visitantes por final de semana.

A medida é uma decisão do Ministério da Saúde, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade das pessoas em situação de encarceramento.

De acordo com a Nota Técnica, expedida pela Agepen nesta quinta-feira (1), continua sendo realizada as visitas sociais virtuais, de forma que o contato familiar seja priorizado durante o cumprimento da pena dos homens e mulheres nos presídios do Estado.

Em casos de novos detentos, a Agência Estadual mantém os cuidados preventivos, como a triagem preliminar. Já em casos de suspeita, o interno é atendido por uma equipe médica e isolado da massa, se necessário.

Os testes vêm sendo realizados em massa, assim como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.

Presídios, unidades assistenciais da Agepen, órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins, estarão recebendo o novo documento com a prorrogação dos prazos.