Mato Grosso do Sul
Turismo de Bonito comemora aniversário da cidade
Movimento do mês de setembro deste ano foi 19% maior.
Correio do Estado
02 de Outubro de 2020 - 14:07
Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o município de Bonito completa 72 anos de emancipação. Com suas águas cristalinas e natureza exuberante, a cidade é destino turístico de pessoas do mundo todo.
No mês de seu aniversário, turismo surpreendeu e, apesar da pandemia da Covid-19, a rede hoteleira da cidade já possui reservas lotadas até dia 20 de outubro.
De acordo com o secretário Municipal de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, o movimento no mês de setembro deste ano foi 19% maior que no mesmo período de 2019.
“Se não tiver reserva, é arriscado vir para Bonito. Como estamos tendo baixa tarifa para moradores de Mato Grosso do Sul, eles estão vindo massivamente para cá nos fins de semana, e até nos dias de semana ate mesmo, por causa do calor muito grande”, apontou.
No feriado de 7 de setembro, o número de visitantes foi tamanho, que houve até fila de carros na entrada da cidade. Cenário que deve se repetir no próximo feriado prolongado, nos dias 11 e 12 de outubro.
De acordo Mariano, a previsão é de receber a mesma quantidade de turistas que a cidade recebe nas festas de Reveillon.
De acordo com levantamento feito pela Sectur, 49% dos visitantes no feriado da Independência eram do Estado. O principal motivo para ir até a cidade, apontado pelos turistas, foi de que estavam cansados do isolamento social e por terem a possibilidade de irem de carro.
Falta de água
O alto número de turistas e a estiagem do período de seca têm feito com que moradores da cidade enfrentem problemas com o abastecimento de água.
A Sanesul, empresa responsável pela distribuição, já recebeu um ofício da prefeitura de Bonito para que a falta de água seja resolvida.
“A Sanesul não está dando conta de atender a demanda. Isso é um problema frequente, no carnaval, “saco cheio”, Reveillon sempre acontece também, mas esse ano está insuportável. No feriado de 7 de setembro enfrentamos problemas seríssimos”, complementou o secretário.
Bonito já teve até mar
A cidade foi fundada em 1927 e foi anexada como Distrito de Paz de Miranda em 1943, com a criação do território Federal de Ponta Porã. Já em 2 de outubro de 1948, foi promovida a categoria de Município.
Bonito fica em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre essas rochas, há espaços, chamados de grutas ou cavernas.
A estimativa é que no Planalto da Bodoquena exista mais de 100 cavernas. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, há milhões de anos.
Terremotos e movimentações de placas tectônicas provocaram um choque de dois antigos continentes ocasionou no fim do mar sul-mato-grossense.
As mesmas movimentações tectônicas que secaram o mar também criaram a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena.