Mato Grosso do Sul
Vagas para emissão do Novo RG estão disponíveis
Agenda para maio está aberta para todos os 79 municípios do estado.
Correio do Estado
31 de Março de 2025 - 08:29

A Secretaria de Estado de Justiça Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) disponibilizou a agenda de maio para aqueles interessados em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como "Novo RG".
São disponibilizadas 2.100 vagas diárias para atendimentos, sendo 800 na capital e 1.300 nos 78 municípios do interior do estado. O agendamento pode ser feito através do site da Sejusp, confira o passo a passo:
Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br;
Clique em 1ª ou 2º emissão do RG;
Selecione um posto de atendimento mais perto de sua residência;
Escolha o melhor dia e horário;
Preencha os campos obrigatórios;
Digite os caracteres de segurança;
Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.
Documentos necessários
É necessário ter em mãos, na data marcada, os seguintes documentos obrigatórios:
CPF;
Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento; Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.
As vagas esgotaram, e agora?
Caso as vagas estejam esgotadas, é possível procurar diretamente um posto de identificação para verificar a possibilidade de encaixe, bastando comprovar a necessidade do atendimento. Tal medida é recomendada apenas para casos de urgência, quando o agendamento online não puder ser feito.
Conscientização sobre agendamentos
Um levantamento, realizado pelo Correio do Estado em outubro do ano passado, mostrou que quase 30% das pessoas que agendam o serviço de emissão do documento não comparecem.
Dados do Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostraram que, de janeiro a outubro, 59 mil pessoas faltaram ao compromisso, firmado por elas mesmas. Se considerarmos que o estado tem 2.100 vagas diárias para a emissão, há uma média de 630 ausências diárias.
Para evitar desperdício de vagas e aprimorar o fluxo de atendimento, o Instituto de Identificação reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou cancelá-los caso necessário. O cancelamento pode ser feito diretamente no mesmo site onde o agendamento foi realizado, permitindo que outras pessoas utilizem a vaga disponível.
Mais de 288 mil em 2024
Em 2024, foram expedidas 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento também conhecido como "Novo RG", quantidade 70,14% superior à registrada no ano de 2023, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras.
Validade
O prazo de validade da Carteira de Identificação Nacional (CIN) varia conforme faixa etária, sendo:
De 0 a 12 anos - validade por 5 anos;
De 12 a 60 - a validade por 10 anos;
A partir de 60 anos - a validade por tempo indeterminado.
Vantagens do Novo Documento
O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças.
O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade. Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o Machine Readable Zone (MRZ), reduzindo a probabilidade de fraudes.