Meio Ambiente
MS dará R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Taquari
Será elaborado e implantado projetos de manejo e conservação do solo e água.
Campo Grande News
25 de Abril de 2024 - 09:14
A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) está em busca de interessados para investir na preservação do Rio Taquari. A instituição selecionada receberá apoio financeiro de R$ 10 milhões, do Tesouro do Estado, para a execução do projeto em 2 anos, a partir da assinatura do termo.
O edital de Chamamento Público, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (25), tem como objetivo a seleção de Organização da Sociedade Civil, para atuar de forma isolada ou em cooperação com instituições públicas e privadas, na elaboração e implantação de projetos de manejo e conservação do solo e água nas áreas de contribuição da bacia hidrográfica do Rio Taquari.
O rio compreende os municípios de Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Alcinópolis, Costa Rica e Sonora. A bacia do rio Taquari é um dos principais contribuintes do Pantanal, e que enfrenta sérios problemas de degradação. É uma área de aproximadamente oito milhões de hectares.
Algumas das obrigações que a organização deverá fazer, são: selecionar microbacias a serem trabalhadas, de acordo com as áreas críticas para restauração e conservação de solo; mobilizar produtores para adesão aos projetos de manejo e conservação do solo e água; implantar ações de manejo e conservação do solo e água; elaborar e implantar projetos de adequação de estradas vicinais, integrados com os projetos de manejo e conservação do solo e água das propriedades; entre outras atividades a serem realizadas.
O Plano de Ação deve conter a identificação das microbacias selecionadas para atuar, assim como as estratégias, metas e indicadores anuais que serão utilizados para aferição do cumprimento dos objetivos específicos.