Policial
Campanha de prevenção e combate a incêndios vai capacitar profissionais em MS
G1 MS
25 de Abril de 2023 - 16:26
Foi lançada nesta terça-feira (25) a 11ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios da Reflore/MS que, junto de empresas e parceiros, vai realizar ações para conscientizar os sul-mato-grossenses sobre os riscos do fogo.
Com o tema ‘Fogo Zero. O melhor combate é a Prevenção´, a campanha tem como foco orientar moradores não só do campo, como das regiões urbanas de Mato Grosso do Sul.
Entre as ações previstas está a fixação de placas informativas na estrada da costa leste do estado, blitz educativas, distribuição de sacos de lixos automotivos, panfletos e adesivos. Além de palestras educativas em escolas rurais e urbanas, a fim de conscientizar também as crianças.
“Acredito que a conscientização é o primeiro fator, o fator mais importante nesta luta. O objetivo é o ´Fogo Zero´. Que a gente consiga evitar o máximo possível os incêndios, porque eles são danosos para os seres humanos, para o meio ambiente e trazem prejuízos com relação as atividades agroindustriais que a gente exerce”, disse o presidente da Reflore/MS, Junior Ramires.
Durante a campanha, também estão previstas capacitações à profissionais do setor de base florestal no combate de incêndios, com treinamento de Sistema de Comando de Incidentes e Brigadas de Incêndios, ambos em parceria com o Senar/MS e o Corpo de Bombeiros Militar do estado.
Focos de calor
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que, somente em 2022, foram registrados 2.368 focos de calor em Mato Grosso do Sul. No mesmo período, o Corpo de Bombeiros Militar estadual atendeu 4.049 ocorrências de incêndios florestais.
No bioma cerrado, região onde está localizada grande parte das florestas plantadas do estado, a área queimada foi de 407.000 hectares no último ano.