Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Policial

Maioria dos assassinatos de jovens é por armas de fogo

A posse de arma entre adolescentes é ilegal e a maioria das mortes ocorre por meio de armas roubadas ou contrabandeadas

Agência Brasil

08 de Dezembro de 2010 - 17:48

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8), em Brasília, mostra que seis de cada sete assassinatos de adolescentes no Brasil são causados por arma de fogo (revólver, pistola, espingarda, fuzil, metralhadora).

Conforme a pesquisa, 2,67 adolescentes morrem por ano a cada grupo de 1.000 jovens em 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A posse de arma entre adolescentes é ilegal e a maioria das mortes ocorre por meio de armas roubadas ou contrabandeadas.

“É fundamental que haja uma política consistente de desarmamento no Brasil”, disse Raquel Willadino, da ONG Observatório de Favelas, ao lamentar que “parte dos agentes dessas forças estão conectados com circuitos que facilitam a entrada de armamentos no país”.

Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira, “é preciso que esse controle de armas seja feito”, disse ao lembrar que “o grande papel das Forças Armadas é está no controle das fronteiras".

Na opinião de Casimira Benge, chefe do Programa de Proteção da Criança à Violência do Unicef, as políticas de segurança pública devem estar articuladas às políticas sociais. Ela avalia que no caso da América Latina e do Caribe a morte violenta de adolescentes tem “proporção epidêmica” e pode comprometer ganhos na redução da mortalidade infantil.