Policial
PF caça em MS dez homens especializada em traficar cocaína
Ao menos dez mandados de prisão devem ser cumpridos somente em Mato Grosso do Sul.
Midiamax
09 de Dezembro de 2010 - 13:12
A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quinta-feira a chamada Operação Quijarro, cuja missão é desestruturar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína a partir da fronteira do Brasil com a Bolívia, informou a assessoria do órgão.
O bando agia com extrema violência até com seus parceiros, tanto que um deles teve a mão destruída por uma furadeira elétrica por ele ter desviado droga da quadrilha. Ao menos dez mandados de prisão devem ser cumpridos somente em Mato Grosso do Sul.
A droga, segundo a PF, saia de Puerto Quijarro, na Bolívia, passava por Corumbá, Campo Grande e, daqui era transportada até outros estados, principalmente Santa Catarina.
Ainda de acordo com a assessoria da PF, as investigações descobriram que a quadrilha trocava carros roubados no Brasil pela droga.
A PF informou que em junho passado um dos integrantes da organização registrou um boletim policial em que disse que teve um das mãos furada por um equipamento elétrico devido a uma dívida não paga a um agiota. Depois os investigadores ficaram sabendo que o homem havia mentido. Na realidade, ele sofrera o ataque por ter desviado droga do bando.
A operação Quijarro, envolvendo um efetivo de 70 policiais federais, tem por fim efetuar o cumprimento de prisões preventivas, prisões temporárias e ainda cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão nas seguintes localidades:
Mandatos
Corumbá (MS): 1 Mandado Prisão Preventiva e 1 MP Temporária;
Ladário (MS): 1 Mandado de Prisão Preventiva e 1 Mandado de Busca e Apreensão;
Campo Grande (MS): 8 Mandados de Prisão Preventiva, 2 Mandados de Prisão Temporária e 6 Mandados de Busca e Apreensão;
Balneário Camboriú (SC): 1 Mandado de Prisão Preventiva e 1 Mandado de Busca; Itajaí (SC): 1 Mandado de Prisão Preventiva e 1 Mandado de Busca;
Navegantes (SC): 1 Mandado de Prisão Preventiva e 1 Mandado de Busca; Todos os Mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal desta Capital.
Em outras ocasiões as polícias Civil, Federal e da PRF efetuaram apreensões de drogas e prisões de componentes da quadrilha. Portanto, 5 Mandados de Prisão são destinados a pessoas que já se encontram em Estabelecimento Prisional do Estado.
No curso das investigações, informou a assessoria da PF, foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, com a prisão de ao menos 10 membros da quadrilha, circunstâncias em que PF mapeava toda extensão e modus operandi da organização criminosa.