Policial
Pop Star: Passaia vira palestrante em evento com SWAT, Gate e Bope
Passaia foi convidado para proferir palestra sobre sua experiência como delator,
MS JA
16 de Novembro de 2010 - 11:17
De jornalista delator em Dourados à palestrante internacional. Eleandro Passaia, ex-secretário de Comunicação da prefeitura de Dourados no mandato de Ari Artuzi foi um dos palestrantes do 12º SWAT, que reuniu de 5 a 13 de novembro, 220 policiais em Avaré/SP. A SWAT é uma das tropas de elite norte-americanas e noções de seu treinamento foram passadas para policiais civis, militares, federais, guardas municipais e integrantes das Forças Armadas de vários estados brasileiros. Portugal, Equador, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Paraguai também mandaram representantes.
Em meio a tudo isso, Passaia foi convidado para proferir palestra sobre sua experiência como delator, quando filmou os esquemas de propinas e mensalões que envolveram o prefeito Artuzi, o vice Carlinhos Cantor, 11 vereadores, secretários e funcionários municipais.
Foi fantástico ter sido reconhecido pelas autoridades policiais do país. Recebi convite para outras seis palestras na região Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Quero apenas levar a mensagem de que vale a pena combater a corrupção, independente do preço a se pagar por isso", teria dito ele ao jornal O Progresso de Dourados, a cidade onde se desenrolou a Uragano.
E tem mais...
O clima do evento aparentemente contagiou o ex-secretário, que após a palestra, continuou no Centro de Treinamentos e participou de todas as aulas teóricas e práticas, sendo o único aluno civil do evento.
Nesse evento, além de pessoal SWAT, havia ainda gente do BOPE do Rio de Janeiro e do GATE, de São Paulo. Por Dourados, de forma oficial, foram enviados dois guardas municipais, que agora terão a missão de repassar os conhecimentos para a tropa.