Política
Campanha de Combate à Corrupção começa nesta segunda-feira
Midiamax
06 de Dezembro de 2010 - 16:19
A Campanha Nacional de Combate a Corrupção com 14 órgãos integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública começou nesta segunda-feira (06). Durante a campanha serão ministradas palestras e oficinas.
A oficina de hoje acontece na Escoex (Escola Superior de Controle Externo) do TCE/MS e está sob a coordenação da Controladoria-Geral da União (Regional de Mato Grosso do Sul) com o apoio do Tribunal de Contas da União (SECEX/MS), com o seguinte tema: Irregularidades/Impropriedades em Licitações e Contratos.
Entre os 42 inscritos, 15 técnicos são do TCE/MS que estão participando da oficina que irá trabalhar as irregularidades e impropriedades constatadas nas licitações e contratos que não são fáceis de detectar da CGU e TCU.
A Coordenadora do Núcleo de Ações do Grupo de Prevenção da CGU-R/MS, Rosemary Zucareli Inocêncio, explica que a finalidade da oficina é melhorar a qualidade do auditor. Serão formados grupos onde cada um receberá um processo real para detectarem a irregularidade. Essa oficina será de maneira prática dando oportunidade para as pessoas que trabalham nesta área de ganhar uma nova experiência.
Segundo o Secretário de Controle Externo do TCU, Edmur Baida, o trabalho da Campanha também é fazer com que a sociedade seja mais participativa. Nós estamos fortalecendo a rede cada vez mais e a idéia é obter melhores resultados no ano que vem. A sociedade pode participar, nós temos algumas palestras que apresentamos a existência da rede e pretendemos criar um observatório social aqui do Estado.
A Rede de Controle da Gestão Pública foi firmada através do acordo de cooperação assinado em 23 de outubro de 2009, através de uma parceria institucional entre órgãos federais e estaduais com o objetivo de articular ações de fiscalização, combate a corrupção e fomento ao controle social.
Após um ano, a Rede de Controle em parceria com a Controladoria Geral da União realiza a 1° semana contra a corrupção em Mato Grosso do Sul, com o intuito de estimular os técnicos a detectar irregularidades praticadas por gestores públicos. No dia 09, dia Internacional contra a Corrupção, a campanha dará continuidade no Sebrae com um ciclo de palestras das 13h30 às 17h.