Política
Delcídio quer cassar concessão da ALL em MS
Por outro lado, Delcídio elogiou as obras que o DNIT e o Ministério dos Transportes estão realizando nas BRs 163 e 262
Paulo Souza/Região News
03 de Dezembro de 2010 - 14:02
Durante reunião da Comissão de infra-estrutura do Senado, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) pediu ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, providências urgentes junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres com relação ao desempenho da América Latina Logística-ALL na exploração do ramal ferroviário que vai de Bauru (SP) a Corumbá (MS).
A ferrovia que corta Mato Grosso do Sul hoje é uma vergonha. A empresa que opera o ramal dá um verdadeiro vexame, com um nível de acidentes assombroso, composições circulando em baixas velocidades e uma insatisfação cada vez maior do seu próprio quadro funcional, naquela que muita gente considera como uma das piores privatizações feitas nesse país. Isso precisa ser alterado urgentemente, não descartando a hipótese de cassação da concessão, pois a ALL não tem atendido ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o governo federal, disse o senador ao ministro, que participou da reunião.
Por outro lado, Delcídio elogiou as obras que o DNIT e o Ministério dos Transportes estão realizando nas BRs 163 e 262.
Na 262 o serviço é de primeiro mundo, com a implantação de passagens para animais, recapeamento da pista e sinalização. Na 163, enquanto não vem a duplicação, temos que continuar implantando a terceira pista onde é necessário. Esse é um trabalho muito importante porque as duas rodovias são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. A 262 como trecho da bi-oceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico, e a 163 escoando a produção agropecuária das regiões Norte e Centro-Oeste, destacou o senador.
Delcídio relatou ao ministro que os senadores e deputados que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional estão empenhados em garantir mais recursos para a manutenção das rodovias federais.
Para o ano que vem, a bancada está pedindo cerca de R$ 1 bilhão para restaurar e pavimentar as estradas que cortam o nosso estado. Estamos preocupados em investir cada vez mais em infra-estrutura, para fazer com que Mato Grosso do Sul continue crescendo e se desenvolvendo, ressaltou o senador.