Política
Empréstimos para preservação ambiental seguem para o Plenário
Agência Senado
28 de Junho de 2012 - 15:52
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta quarta-feira (27) dois empréstimos para projetos de preservação ambiental e um para iniciativa de desenvolvimento sustentável. As três propostas seguem para deliberação do Senado, em regime de urgência.
Os senadores acolheram relatório de José Pimentel (PT-CE) favorável a operação a ser contratada entre o estado de Sergipe e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird Banco Mundial), no valor de US$ 70,2 milhões.
Como destacou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o dinheiro financiará o uso eficiente e sustentável de águas da bacia do rio Sergipe.
O município de Toledo (PR), conforme relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deverá ser autorizado a assinar contrato de empréstimo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 9,4 milhões de euros.
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse que esses recursos deverão financiar projetos que visam transformar dejetos de suínos em energia.
Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que Toledo desenvolve também projetos que objetivam melhor destinação do lixo urbano, o que mostra a importância do empréstimo para a preservação ambiental.
Desenvolvimento sustentável
O estado do Tocantins, pelo relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deverá ser autorizado a contratar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) empréstimo de US$ 99 milhões para o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do estado (Prodoeste).
O Prodoeste, segundo a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), é o maior projeto do BID no Brasil. Com a irrigação de 36 mil hectares, conforme previsão da senadora, a produção de grãos na região beneficiada poderá ser ampliada de 800 mil toneladas para 3,6 milhões.
Na presidência da reunião, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) disse que a comissão aprovou dois projetos com forte impacto no meio ambiente e um que incentiva o desenvolvimento sustentável.