Política
Sidrolândia: Coligações comemoram com fogos e carreata decisões da Justiça Eleitoral
Na prática os dois grupos ganharam e perderam com as decisões emanadas do Judiciário.
Flávio Paes/Região News
03 de Agosto de 2012 - 07:39
Foto: Marcos Tomé/Região News
As duas principais coligações que disputam a Prefeitura de Sidrolândia comemoraram as decisões da Justiça Eleitoral sobre o registro de candidaturas e coligações. O PSDB sacudiu o início da noite com o espocar de fogos, para festejar a sentença do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, rejeitando a impugnação do Ministério Público que tiraria da disputa o ex-prefeito Enelvo Felini, enquadrado pela lei da Ficha Limpa.
No outro front, o vereador Jean Nazareth saiu às ruas em carreata para saudar a confirmação da aliança com o PMDB e da sua candidatura a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Acelino Cristaldo.
Na prática os dois grupos ganharam e perderam com as decisões emanadas do Judiciário. Enelvo Felini, respira aliviado com a confirmação do registro da sua candidatura. Uma eventual impugnação nesta altura do processo eleitoral (ainda que passível de ser revista no TRE) manteria sua candidatura sub-judice, status que afugentaria eventuais financiadores de campanha, além de comprometer sua imagem com a pecha de ficha suja.
Na coluna dos prejuízos, a justiça impôs ao projeto eleitoral do ex-prefeito a perda da aliança com o PT. Com isto, sua chapa de vereadores sofre o desfalque de 20 candidatos petistas. Também fica sem os 034652 do PT no horário eleitoral transmitido pelo rádio. O desfalque também é político.
Seu adversário mais direto, Acelino Cristaldo, poderá contar no seu palanque com lideranças como o ex-governador Zeca do PT, o senador Delcidio do Amaral e os deputado estaduais Pedro Kemp e Cabo Almi. Em compensação, garantiu a aliança com o Democratas (contestada pelo PMDB), que dá ao candidato do PSDB, 020126 do tempo do DEM no horário eleitoral.
O DEMO vai lançar seis candidatos a vereador, entre os eles, a ex-coordenadora Municipal de Políticas Públicas da Mulher, Solangi Stefanello. O PMDB por sua vez também tem razões para comemorar as decisões do juiz eleitoral. Conseguiu garantir o PT na sua coligação o que eleitoralmente é importante numa cidade como Sidrolândia, com mais de 4 mil famílias de assentados, exatamente um dos segmentos onde a sigla petista tem maior aceitação.
Vitória também para o vereador Jean Nazareth que praticamente sozinho liderou a cruzada (exitosa) contra a aliança do partido com o PSDB, coligação defendida pela maioria do diretório municipal, estimulada pelo senador Delcidio do Amaral. Caso o alinhamento com os tucanos tivesse sido autorizado pela Justiça, o presidente da Câmara estaria fora da eleição.