Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 26 de Dezembro de 2024

Política

TSE deve julgar esta semana recurso que pode tirar petistas da Câmara

Se os ministros acolherem o recurso da coligação PDT/PSC/ PTdoB, o PT perde seus dois vereadores eleitos (Edvaldo dos Santos e Sergio Bolzan).

Flávio Paes/Marcos Tomé

17 de Dezembro de 2012 - 09:45

Fotos: Emmileny Monteiro/Região News

TSE deve julgar esta semana recurso que pode tirar petistas da Câmara

Sindicalista Sergio Bolzan, pequeno produtor rural Edvaldo dos Santos "Vadinho" correm o risco de terem suas candidaturas impugnadas pelo TSE.

Uma semana depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter impugnado o registro da candidatura do ex-prefeito Enelvo Felini (PSDB), abrindo caminho para a realização de novas eleições para prefeito de Sidrolândia, os ministros do TSE podem provocar uma nova reviravolta no cenário político da cidade.

Se os ministros acolherem o recurso da coligação PDT/PSC/ PTdoB, o PT perde seus dois vereadores eleitos (Edvaldo dos Santos e Sergio Bolzan), que serão substituídos por Chester de Almeida Hortêncio (1º suplente da coligação) e o vereador Jonas  Rodrigues do PMDB.

Jonas  é o primeiro suplente da coligação PMDB/PR/PSD, que por ter somado o maior número de votos (6.494) garantiria a eleição do quinto candidato, já que continuaria tendo a maior sobra. Na sessão de terça-feira deve entrar na pauta o recurso da coligação proporcional liderada pelo PDT (número original 19275) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul.

O TRE/MS adotou uma solução no mínimo heterodoxa para o impasse que dividiu os petistas entre o palanque do PSDB e o PMDB: manteve a aliança petista com o PMDB na disputa para prefeito e determinou uma chapa pura do partido na disputa por vagas na Câmara, vetando a aliança com o PDT, PSC e PTdoB.

O relator do processo é o ministro Henrique Neves da Silva, o mesmo do recurso que resultou na cassação de Enelvo com base na lei da Ficha Limpa. Sem os votos dos sete candidatos do PT que fizeram a campanha da chapa majoritária de Acelino Cristaldo/Jean Nazareth, os petistas tucanos teriam assegurado apenas a vaga de Vadinho. Sérgio Bolzan estaria na condição de primeiro suplente do partido.

Os petistas que acataram a orientação da direção nacional e apoiaram a aliança com o PMDB obtiveram 1.115 votos, que somados aos 2.211 dos candidatos que aderiram ao projeto eleitoral tucano, deram aos candidatos petistas a vereador 3.326 sufrágios.

Como o quociente eleitoral necessário para garantir uma vaga na Câmara ficou em 1.779 votos, Vadinho com 620, garantiu a primeira, restou uma sobra de 2.147 votos, que acabaram beneficiando com a segunda vaga o sindicalista Sérgio Bolzan, com seus 454 votos.

Se o TSE decidir impugnar o registro da chapa pura de candidatos a vereador, prevalecendo a aliança com o PSC e o PDT, os 2.211 votos dos petistas tucanos serão considerados nulos, reduzindo o quociente eleitoral. Permanecerão válidos apenas os votos dos petistas que se aliaram ao PMDB (1.115), elevando de 3.492 para 4.607 a somatória dos votos da chapa liderada pelo PDT.

A coligação garantiria o terceiro vereador, o 1º suplente Chester, que se juntaria aos vereadores eleitos Edno Ribas e Waldemar Acosta. A outra vaga ficaria com Jonas Rodrigues do PMDB, primeiro suplente da coligação PMDB/PR/PSD. Com os dois petistas fora da Câmara o grupo que fez campanha para Acelino Cristaldo passaria a contar com 8 vereadores,enquanto o grupo que esteve no palanque de Enelvo, teria uma bancada de 5 vereadores, praticamente sem chances de fazer o futuro presidente e provável prefeito interino até a realização das eleições suplementares, em fevereiro.

Votação dos petistas aliados do PMDB

Geosafá Pinto da Silva (FÁ)- 362

Mario Alves Custodio - 113

Adair Felipe da Costa (Tucano do PT) - 58

Sidney da Online - 98

Professor Samuel Terena - 266

Adenilso Assunção – ADE - 58

Levina do PT - 160

Total -1.115 votos

Petistas tucanos

Daniela Ribeiro da Silva - 24

Cristóvão Paz dos Santos - 153

Edvaldo dos Santos (Vadinho) - ELEITO COM 620 VOTOS

Elizabeth da Silva Peixoto - 37

Eugenio Werdemberg Neto - 272

Gerson Pereira Dantas - 14

Helena Tokimi Navarro - 49

Joana Marques de Almeida Michalski - 186

Jonas Carlos da Conceição (Beto do MST) - 64

Marivani Sides - 1

Roseli Maria dos Santos Lopes Barbosa - 2

Sergio do Sindaves – 454

Wanderley Barbosa – 250

Total de votos 2.211