Região
Durante operação, PM recupera 25 cabeças de gado e prende 10 pessoas
A nova etapa dos trabalhos foi iniciada na segunda-feira (18).
Campo Grande News
21 de Março de 2024 - 14:20
Durante a segunda fase da operação “Carcará I”, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) recuperou 25 cabeças de gado e prendeu 10 pessoas. A nova etapa dos trabalhos foi iniciada na segunda-feira (18) na cidade de Bela Vista, que fica a 324 km de Campo Grande, e na região.
A operação tem como objetivo reprimir crimes nas áreas rurais no Estado, com foco maior no crime de abigeato, que são os furtos de gado. O planejamento da “Carcará I” é planejado pelo Comando de Policiamento Rural da PMMS. Conforme divulgado, a intensificação do policiamento deve prosseguir pelos próximos 90 dias no município.
Em balanço da PM foi divulgado que durante a primeira fase da operação foram recuperados 25 cabeças de gado, enquanto duas pessoas foram presas cometendo o crime de abigeato. Outros três foragidos da justiça e um traficante de drogas também foram presos. Durante a ação também foram apreendidas 10 armas de fogo. Também foram recuperadas uma carreta que havia sido roubada em Goiás e uma caminhonete furtada.
Nesta semana não houve registros de casos de furto de gado na região de Bela Vista. Novas edições da operação estão programadas para acontecerem na região sul do Estado e no Pantanal, com ações que atendam às características de cada local.
Programa Campo Mais Seguro - A BPMRu (Batalhão de Polícia Militar Rural) faz parte do programa Campo Mais Seguro, e durante a operação as equipes realizam trocas de informações com a população rural, por meio da rede de vizinhos em alerta. Também são realizadas visitas técnicas e monitoramento das propriedades rurais.
O programa realiza atividades de prevenção e identificação de pontos vulneráveis, para que possa ser indicada soluções de segurança para os moradores. Após serem cadastrados as propriedades recebem uma placa de identificação e passam a integrar o sistema de monitoramento.
Ao participar do programa, serão cadastrados no sistema de georreferenciamento da PM dados com a quantidade e o nomes dos funcionários, marcas de implementos agrícolas, telefone de contato, dentre outras informações. No Estado, aproximadamente 9.866 propriedades rurais estão cadastradas.