Saúde
Mato Grosso do Sul pode ter 1º caso suspeito de coronavírus em Ponta Porã
Ainda hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, deve emitir uma nota a respeito.
Redação/Região News
26 de Fevereiro de 2020 - 10:49
Um paciente de nacionalidade paraguaia está internado no isolamento do Hospital Regional de Ponta Porã, com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Conforme informações preliminares, o paciente chegou da China por Assunção e há dois dias está com sintomas gripais. Já foram enviadas amostras da saliva do paciente para exames no Laboratório Central em Campo Grande. Ainda hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, deve emitir uma nota a respeito.
Nesta quarta-feira houve a confirmação do primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus é de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro.
O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar. Na ocasião, a pasta divulgará oficialmente o laudo final da investigação.
O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde da terça, 25. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e conforme o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que já foi realizada.
Segundo o hospital, o paciente foi atendido na unidade Morumbi, na zona sul da capital, na noite da última segunda-feira, 24, e a infecção foi confirmada por meio do teste PCR em tempo real.
Iniciado na China em dezembro, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Desde o fim da semana, a explosão de casos da Itália tem elevado o alerta global sobre a doença.