Saúde
OMS aprova primeiro teste diagnóstico de mpox
OMS confirmou nesta sexta-feira a aprovação para uso emergencial do primeiro teste para diagnosticar.
UOL
04 de Outubro de 2024 - 16:30
OMS aprova primeiro teste para diagnosticar mpox - Organização Mundial da Saúde diz que teste permitirá detectar a doença com maior rapidez e facilidade. Mais de 800 pessoas já morreram de mpox na África, com mais de 30 mil casos registrados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira (04/19) a aprovação para uso emergencial do primeiro teste para diagnosticar a mpox.
A aprovação, segundo nota divulgada pela OMS, "será fundamental para expandir a capacidade de diagnóstico em países que enfrentam surtos de mpox, onde a necessidade de testagem rápida e precisa aumentou acentuadamente".
A entidade afirma que, se mais pessoas forem testadas, mais rapidamente mais rapidamente as medidas para conter a disseminação do vírus poderão ser aplicadas. Em todo o continente africano, mais de 800 pessoas morreram de mpox, com mais de 30.000 casos confirmados.
Segundo o centro de controle de doenças da União Africana de Nações, o vírus da mpox foi detectado em 16 nações do continente. O surto foi mais prejudicial em países como a República Democrática do Congo (RDC).