Saúde
Saúde e hospital definem estratégia para enfrentar surto de bronquiolite
Os pacientes com síndromes respiratórias ficarão numa ala separada. Os funcionários usarão máscaras e haverá reforço na higienização.
Redação/Região News
04 de Abril de 2023 - 10:02
Diante do surto de doenças respiratórias, especialmente de bronquiolite, infecção dos brônquios que atinge os bebês, a Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia e o Hospital Elmiria Silvério Barbosa definiram uma estratégia de atuação para regular o fluxo de pacientes. É uma tentativa de amenizar o quadro de superlotação no hospital que ontem tinha sete crianças internadas.
Os pacientes com síndromes respiratórias ficarão numa ala separada. Os funcionários usarão máscaras e haverá reforço na higienização.
Só os casos graves serão atendidos no Elmiria Silvério Barbosa que em março recebeu 1.640 pessoas no ambulatório. No mês passado foram encaminhados pela UPA 164 pacientes.
Segundo a diretora administrativa Roseli Corrêa, nos últimos 30 dias o hospital recebeu 474 crianças com sintomas de síndromes respiratórias. O problema ganha contornos de dramaticidade porque não há leitos de UTI e sequer um pediatra no corpo clínico.
Ficou acertado na reunião desta segunda-feira entre o secretário Luiz Pitó e a direção do hospital a liberação do pediatra Maurício Arruda para fazer avaliação dos pacientes.
O pior ainda está por vir
Na avaliação do secretário de Saúde, o quadro é preocupante, porque o surto de doenças respiratórias se somou a explosão dos casos de dengue.
Na avaliação do secretário de Saúde, o quadro é preocupante, porque o surto de doenças respiratórias se somou a explosão dos casos de dengue. A perspectiva é de aumento dos casos de doenças respiratórias nos próximos meses com a aproximação do inverno. A situação se repete em todo o país com postos e hospitais superlotados.
No domingo morreu um bebê com 9 dias de vida. Na semana passada morreu outra criança de Sidrolândia após um período de internação em Três Lagoas, para onde foi transferida por falta de vagas nos hospitais de Campo Grande.
O que é bronquiolite?
É a infecção dos bronquíolos dos bebês causada por vírus. Adultos e crianças maiores contraem bronquite; os bebês, bronquiolite. Pelo fato de seu aparelho respiratório não estar totalmente desenvolvido, bebês prematuros e menores de um ano correm risco maior de contrair a doença.
Sintomas
Respiração rápida com exalações forçadas e longas; Febre frequente; Chiado no peito; Tosse.
Recomendações
Evite, ao máximo, a presença de fumantes perto da criança; Faça com que o bebê repouse e tome bastante líquido; vaporizações podem aliviar os sintomas.