Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Saúde

Saúde recomenda que alunos com sintomas gripais fiquem em casa

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em março, 1.465 pacientes que passaram pela UPA (15% dos pacientes apresentavam sintomas gripais).

Redação/Região News

04 de Abril de 2023 - 07:55

Saúde recomenda que alunos com sintomas gripais fiquem em casa
Alunos da Rede Municipal de Sidrolândia. Foto: Arquivo RN.

As crianças que tiverem com sintomas gripais (febre, tosse) não devem ser levadas para escola, além de evitarem aglomerações. A recomendação é do secretário Municipal de Saúde, Luiz Pitó.

Diante da explosão de casos de pacientes com sintomas de síndrome respiratória grave, que quando atingem crianças evoluem rapidamente para um quadro grave de comprometimento dos pulmões com risco de morte.

É uma medida preventiva enquanto perdurar este período de transmissão acelerada do vírus, o surto de bronquiolite". - Secretário Luiz Pitó.

"É uma medida preventiva enquanto perdurar este período de transmissão acelerada do vírus, o surto de bronquiolite", explica o secretário que recomenda o uso de máscaras, reforço da higienização e para os pais manterem o calendário de vacinação dos filhos em dia.

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em março, 1.465 pacientes que passaram pela UPA (15% dos pacientes apresentavam sintomas gripais). Só na última semana foram 541 atendimentos, mais de 36% do registrado no mês inteiro.

No mês passado, o número de internações no Hospital Elmiria Silvério Barbosa aumentou 55%, passou de 105 para 161 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em menos de uma semana, dois bebês morreram com sintomas de pneumonia. Uma das crianças tinha apenas 19 dias. A outra foi transferida para o hospital de Três Lagoas, onde faleceu.