Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Saúde

Secretaria de Saúde do MS teme novas variantes da Covid-19

Correio do Estado

24 de Março de 2021 - 16:30

Secretaria de Saúde do MS teme novas variantes da Covid-19
Foto: Correio do Estado

O Secretario de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), Geraldo Resende, informou que o Estado pode sofrer com mutações da Covid-19, caso a população não se conscientize.

De acordo com Resende, mesmo com o decreto estadual e municipal, a população não esta cumprindo as medidas de biossegurança indicadas para o controle de casos no Estado, o que ocasiona em um agravamento das contaminações, como está ocorrendo, informou o secretário durante a live da SES desta quarta-feira (24).

"A população esta tratando a doença como trataram lá atrás, negaram a doença. Era uma gripezinha, um resfriado. A nossa taxa de contágio continua crescendo, isso significa que as pessoas continuam saindo, aumentando a taxa de contaminação que hoje está em 1,04", pontuou o secretário.

Para o secretário as ações impensadas da população pode nos levar a enfrentar variantes do vírus, ele informou que sequenciamentos de casos suspeitos estão sendo realizados.

"Nós podemos ter variantes diferentes em Mato Grosso do Sul, variantes inclusive diferentes lá do Norte do país, e a gente esta fazendo sequenciamento e hoje todo mundo esta preocupado se existe modificações nas próprias variantes que estão aí em circulação pelo país", esclareceu.

Outro problema pontuado por Resende é a falta de leitos que o estado vive, "as poucas vagas que surgem em leitos são preenchidas em poucos minutos, como por exemplo em Dourados". o secretário reforçou que a ampliação de leitos está sendo feita quando possível, mas disse que os hospitais do Estado estão no limite.

Situação 

Mato Grosso do Sul já tem 3.915 óbitos por Covid-19 e 205.712 confirmações, desde o início da pandemia. São 20 novas mortes e 1.616 casos confirmados nas últimas 24 horas.

Em isolamento domiciliar encontram-se 12.890 doentes. Recuperados somam em 187.815. A média móvel de casos é de 1.167,3 e de mortes 29,4. A taxa de contágio está em 1,04 e a de letalidade 1,9.

Campo Grande, Brasilândia, Dois Irmãos do Buriti, Cassilândia, Costa Rica, Mundo Novo, Nova Andradina, Rio Brilhante, Tacuru e Três Lagoas são as cidades do Estado que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.

Existem 1.092 pessoas internadas, sendo 613 em leitos clínicos (419 público; 194 privado) e 479 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (356 público; 123 privado).