Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Saúde

Surto de doenças respiratórias lota UPA e Hospital Elmiria Silvério Barbosa

A dificuldade aumenta aos finais de semana quando os postos de saúde não funcionam.

Redação/Região News

03 de Abril de 2023 - 08:44

Surto de doenças respiratórias lota UPA e Hospital Elmiria Silvério Barbosa
Hospital Elmíria Silvério Barbosa. Foto: Lucas Martins/Região News.

A combinação do surto de doenças respiratórias e crescimento dos casos de dengue que provoca o caos na estrutura de saúde em Campo Grande, começa a impactar também a Saúde de Sidrolândia, com aumento da incidência de doenças respiratorias.

A UPA e o Hospital Elmiria Silvério Barbosa, portas de entrada do pronto atendimento em Sidrolândia, tiveram aumento expresso na demanda. O cenário se torna ainda mais preocupante porque em menos de uma semana morreram dois bebês, um que estava internado em Três Lagoas e outro, no hospital local. A causa mais provável foi bronquite. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o diagnóstico definitivo.

Na UPA, segundo o secretário, a média diária de atendimento aumentou mais de 30%.

Na UPA, segundo o secretário Luiz Pitó, a média diária de atendimento aumentou mais de 30%, passando de 300 para 400 pessoas. O desdobramento inevitável é que as pessoas precisam tem de esperar mais tempo para serem atendidas. A dificuldade aumenta aos finais de semana quando os postos de saúde não funcionam. O secretário lembra que há um cenário sazonal em todo o País de surto de gripe que está afetando principalmente crianças e adolescentes.

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, com 41 casos, Sidrolândia aparece em 4⁰ lugar no Estado em incidência de casos de síndrome respiratória aguda, atrás de Dourados (50), Corumbá (84) e Campo Grande (755). Segundo boletim de alerta da Saúde Estadual a situação vai persistir nos meses mais frios do ano no país: abril, maio, junho e julho.