Sidrolândia
Após 14 meses de entraves burocráticos, Saúde vai iniciar castração de cães e gatos
A expectativa é que só no último trimestre do ano seja aberto um novo processo de cadastramento de pets.
Flávio Paes/Região News
24 de Junho de 2021 - 07:26
Em evento realizado na manhã desta quarta-feira, a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, participou do ato simbólico do início das cirurgias de castração de cães e gatos. A unidade móvel, adquirida por R$ 209 mil chegou à cidade em abril do ano passado, mas em 8 meses a gestão do ex-prefeito Marcelo Ascoli não providenciou a compra dos equipamentos e material necessários, nem conseguiu autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária. O período coincidiu com a pandemia que se tornou a prioridade das ações da Saúde.
Em janeiro, depois de tomar no cargo interinamente, a prefeita acelerou o processo de regularização no Conselho e teve de esperar até a Câmara aprovar abertura de crédito suplementar para garantir a dotação necessária para a compra do material feita em abril deste ano ao custo de RS 196,5 mil. Foi preciso comprar gaiolas para manter presos os animais antes e depois das cirurgias; estufas para esterilização dos instrumentos; kits de focinheiras, dentre outros itens.
O processo eleitoral retardou a aquisição que só foi efetivada nesta semana. Para que a unidade móvel estivesse em condições de iniciar a castração dos 1.500 animais que foram cadastrados pelos proprietários (pessoas de baixa renda) entre outubro e dezembro de 2020, passaram por avaliação da veterinária e receberam vacina antirrábica.
A unidade móvel tem sala de tricotomia, centro cirúrgico, sala pós-cirúrgico e banheiro. A expectativa é que só no último trimestre do ano seja aberto um novo processo de cadastramento de pets. Numa clínica veterinária particular, a castração de um animal, dependendo do sexo e porte, pode custar R$ 1 mil.