Sidrolândia
Ministra virá em setembro entregar 535 títulos a assentados do Eldorado
Em relação aos 4.232 lotes da reforma agrária existentes no município, esta titulação já definida, representa menos de 13% das famílias.
Flávio Paes/Região News
22 de Agosto de 2021 - 20:49
A ministra da Agricultura e Abastecimento, Tereza Cristina, que virá sexta-feira, dia 27, para liberar crédito do fomento mulher e do Pronaf no Alambari CUT, voltará a Sidrolândia em setembro para entregar 535 títulos de propriedade a asssentados do Eldorado I e II, o que corresponde a 38% dos lotes dos dois núcleos que tem 1.397 assentados. Em relação aos 4.232 lotes da reforma agrária existentes no município, esta titulação já definida, representa menos de 13% dos agricultores da reforma agrária.
Segundo Darci Procópio, técnica do Incra que atua na regularização dos lotes, em outubro está programada a capacitação dos técnicos do núcleo nomeado pela prefeita Vanda Camilo, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, para levantar a situação de cada assentado.
Eles visitarão 3.600 lotes distribuídos por 21 assentamentos. Das 4.332 famílias beneficiadas pela reforma agrária, mais de 70% não são os beneficiários originais, os que estão no campo, compraram o direito de posse, permutaram e há casos de quem recebeu a parcela dos pais. Outra situação bastante comum e de assentados que arrendaram seus lotes para produção de soja e milho, prática proibida, mas tolerada pelo Incra.
O próprio Júlio Cristaldo, que recebeu o título de posse do seu lote das mãos do presidente Jair Bolsonaro, arrendou 7 lotes vizinhos onde cultiva nas propriedades, grãos em 80 hectares. O vereador Cleiton Martins, que é assentado no Eldorado, está confiante de ser um dos beneficiários da titulação programada para setembro.
No sábado ele esteve no Assentamento Taquari, em Rio Brilhante, onde a ministra Tereza Cristina, lançou um programa de conectividade rural à internet. "Ela garantiu que a ideia é fazer a titulação e regularizar de quem estiver na terra produzindo". Cleiton pediu a ministra e vai reforçar a solicitação à prefeita Vanda Camilo a escolha da sede do Eldorado para receber uma das três conexões reservadas para Sidrolândia.