Sidrolândia
Mutirão atrai 1.000 pessoas e Incra anuncia emissão de mais 270 títulos
Sem este documento, os assentados não conseguem nenhum crédito ou financiamento do Pronaf.
Flávio Paes/Região News
27 de Agosto de 2021 - 16:04
Na próxima semana a Superintendência Regional do Incra envia á Brasília, documentos dos beneficiários para impressão de mais 270 títulos para assentados da região do Alambari. Nos próximos dias serão entregues 100 DAPs (Declaração de Aptidão do Produtor) emitidos pela Agraer. Sem este documento, os assentados não conseguem nenhum crédito ou financiamento do Pronaf.
As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira pelo superintendente regional do Incra, Augusto Zottos, que participou do Mutirão da Cidadania realizado no Alambari CUT, organizado pela Prefeitura de Sidrolândia.
Além destes 270 títulos para assentados do Alambari CUT, já estão prontos 535 títulos do Assentamento Eldorado que serão entregues em setembro. O trabalho será contínuo e se estenderá á todos os 28 assentamentos beneficiando mais de 4.300 famílias que serão visitadas por uma equipe do Núcleo de Regularização Fundiária criado no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Mil atendimentos
O Mutirão da Cidadania atendeu aproximadamente mil pessoas. São agricultores da reforma agrária que além de entregarem documentação para terem acesso ao Fomento Mulher, créditos do Pronaf, foram atendidos com vários serviços, como maquiagem, corte de cabelo, atualização do CadÚnico.
A prefeita Vanda Camilo anunciou que pretende promover mutirões da cidadania em todos os assentamentos. Ela acredita que a partir deste trabalho de levar os serviços públicos mais perto dos a agricultores familiares, eles consigam ter acesso a R$ 5 milhões em créditos, dinheiro que vai circular na economia da cidade.
O deputado estadual Gerson Claro, que também foi prestigiar o evento, mostrou confiança na aprovação do projeto para isentar de taxas cartorárias a emissão de escrituras dos lotes da reforma agrária.