Sidrolândia
Presidente do Sindicato Rural vê lobby setorial no veto à volta do ramal
Paulo Stefanello revela que a classe produtora vai se engajar na mobilização para que a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) inclua na licitação para a nova concessão.
Redação/Região News
01 de Junho de 2023 - 10:40
O presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Paulo Stefanello, que participou da audiência pública sobre a reativação do ramal Campo Grande/Ponta Porã, realizada na quarta-feira, não tem dúvidas de que interesses setoriais estão tentando impedir a volta dos trens ao trecho porque desejam monopolizar o trecho Corumbá/Mairinque da Malha Oeste.
"A JBS, que detém a exploração do minério de ferro em Corumbá e planeja dobrar a produção, juntamente com as indústrias de celulose, querem monopolizar o trecho para o escoamento pelo Porto de Santos. A entrada em funcionamento do ramal abriria espaço para a soja e o milho de Ponta Porã, Maracaju e Sidrolândia", avalia.
Na opinião de Stefanello, o transporte ferroviário não eliminaria o transporte rodoviário. Os trajetos curtos continuariam sendo feitos por caminhão", comenta.
Paulo Stefanello revela que a classe produtora vai se engajar na mobilização para que a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) inclua na licitação para a nova concessão da Malha Oeste o ramal de Ponta Porã. "O governador Eduardo Riedel e toda a bancada federal também estão empenhados neste propósito", revela.