Sidrolândia
Sanesul leva rede de água para 54 famílias e ajuda consolidar ocupação em área da antiga Esplanada
Como teria de cumprir decisão judicial de levar água encanada a duas casas, a estatal decidiu ampliar o serviço para mais gente.
Flávio Paes/Região News
09 de Setembro de 2021 - 08:51
A Sanesul iniciou nesta semana a implantação de 504 metros de rede de água que garantirá a instalação de 54 ligações domiciliares que atenderão famílias do Acampamento Jatobá, ocupação existente desde junho de 2018 na antiga esplanada da Rede Ferroviária. Como teria de cumprir decisão judicial de levar água encanada a duas casas, a estatal decidiu ampliar o serviço para mais gente se antecipando a futuras liminares com a mesma determinação. As ações são impetradas pela Defensoria Pública em nome das 150 famílias que moram no assentamento.
Antes desta expansão, a empresa, também por decisão da Justiça, levou a rede a dois barracos, onde as demais famílias buscavam água. A extensão da rede de água para metade dos barracos, é mais um passo para consolidar a ocupação que se tornou a primeira favela no centro de Sidrolândia.
Já há ações em tramitação na Justiça também da Defensoria, para obrigar a Energisa instalar rede de energia. Hoje os barracos são atendidos por ligações clandestinas ou com as placas fotovoltaicas instaladas por uma ONG. A Prefeitura abriu algumas ruas e já há coleta de lixo
A única ação de reintegração de posse, movida pelo posseiro há mais tempo instalado na área, foi arquivada pelo Tribunal de Justiça. O Judiciário entendeu que não procedia a reclamação do posseiro Nilson Miguel Lopes, porque a área onde está estabelecido (4 hectares) foi preservada pelos invasores. A Secretaria Municipal de Assistência Social fez o cadastro para que as famílias tivessem acesso aos programas sociais.