Sidrolândia
Saúde recebe Castramóvel que vai ajudar no controle da população pet
Aqueles animais que estiverem perambulando pelas ruas, serão acolhidos para tratamento (os que estiverem doentes).
Flávio Paes/Região News
24 de Abril de 2020 - 09:23
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o Castramóvel, um container adaptado, climatizado com três consultórios, um deles centro cirúrgico, que sob a coordenação de uma médica veterinária, vai percorrer a cidade (zona urbana e rural) para castrar cães e gatos, fazer a vacinação antirrábica.
Aqueles animais que estiverem perambulando pelas ruas, serão acolhidos para tratamento (os que estiverem doentes) e posterior adoção. O serviço ficará vinculado à Vigilância Sanitária.
Enquanto o Centro de Controle de Zoonose em construção não fica pronto, os animais estão sendo levados para as instalações da organização não-governamental, a Associação de Proteção dos Animais, subvencionada pelo poder público, instalada na saída para Sidrolândia.
A Prefeitura investiu R$ 162 mil na aquisição do castramóvel que segundo o secretário de Saúde, Nélio Paim, será uma importante ferramenta para controlar a população pet da cidade (estimada em 10 mil animais) e em consequência prevenir as zoonoses que podem atingir as pessoas.
O serviço deve começar tão logo seja concluída a convocação da veterinária aprovada no último concurso público. Sidrolândia não tem registro de raiva canina, uma das zoonoses mais graves, que pode ser fatal quando os humanos contraem. Recentemente o caso de raiva bovina numa propriedade no Distrito de Quebra Coco. Cães, gatos e os moradores, num raio de 12 km da fazenda, foram vacinados.
O Centro de Zoonose de Sidrolândia está sendo construído numa área de 2,5 hectares (pertencente ao município) na saída para Campo Grande, vizinha à Seara. Estão sendo investidos R$ 200 mil nas instalações com cerca de 200 metros quadrados de área construída.
Coordenador de Controle de Vetores, Jesiel Ratier e o secretário de Saúde Nélio Paim. Foto: Marco Tomé/Região News
As zoonoses são doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser micro-organismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias. Podem ser antropozoonoses, que são doenças primárias nos animais e podem ser transmitidas também aos humanos, e zooantroponoses, que são doenças primárias em humanos e podem ser transmitidas aos outros animais.