SIDROLÂNDIA- MS
Empresária se une a neuropsicopedagoga na conscientização do autismo
Gislene Cabral, graduada em pedagogia especialista em educação especial e Katia Mara da Silva (fisioterapeuta) explicam que a todo o momento, os pais observam as evoluções.
Marcos Tomé/Região News
27 de Abril de 2023 - 09:44
A chef de cozinha e empresária, Fátima Leão, do restaurante Brasetto, “arregaçou as mangas” num projeto em parceria com a Clínica Divertidamente, Especializada em Neuropsicologia Clínica e Terapia Cognitivo Comportamental Infanto Juvenil, para conscientizar a população sobre o autismo.
Gislene Cabral, graduada em pedagogia especialista em educação especial e Katia Mara da Silva (fisioterapeuta) explicam que a todo o momento, os pais observam as evoluções, o crescimento e o desenvolvimento do filho (a).
Para facilitar na identificação destes sinais, as novas embalagens de pizzas do restaurante foram personalizadas com informações básicas.
É nesta fase, que é importante identificar alguns sinais do autismo, observando se há algo diferente com a criança ou se ela apresenta algum tipo de desordem no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Para facilitar na identificação destes sinais, as novas embalagens de pizzas do restaurante foram personalizadas com informações básicas que facilmente ajudarão os pais em casa a observar melhor o filho. “Numa linguagem simples, bem ilustrativa, vamos passar esta mensagem adiante”, explica Fátima.
O encarte traz, por exemplo, várias caricaturas de crianças seguida da informação a ser observada, tais como; se a criança tem baixo contato visual, sensibilidade auditiva, dificuldade para dormir, atraso na fala, anda na ponta dos pés, entrou outros sinais. “Aqui no restaurante, uma monitora está sendo capacitada para acolher estas crianças”, enfatiza Fátima.
Na brinquedoteca do restaurante, algumas mudanças e adaptações também estão sendo feitas. “É importante olharmos para esta questão, já que as famílias as vezes encontram dificuldade no lazer por não encontrar no estabelecimento comercial essa guarida para os pequenos”, argumenta.
Para entender melhor esse assunto, o Transtorno do Espectro Autista – TEA -, é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por uma redução ou incapacidade de comunicação, comportamentos repetitivos e dificuldade de socialização. Por isso, é natural que os autistas apresentem restrições na fala e na autoexpressão, falta de imaginação e empatia, dificuldade em olhar nos olhos e sorrir.
O autismo infantil é um dos transtornos englobados dentro do que o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 classifica como TEA. Dentro dessa classificação, o autismo passa a ser denominado como espectro para deixar claro que não existe uma doença, mas sim um espectro de manifestações possíveis e variáveis, e que cada criança pode ser afetada de uma forma diferente.
Em Sidrolândia, a Cínica Divertidamente, atua com profissionais especialistas no assunto com uma equipe multimilenar. Este mês de abril comemora-se o mês da conscientização do autismo.