SIDROLÂNDIA- MS
Os 4 melhores idiomas para sua expansão profissional
Quer se tornar um profissional disputado por empresas do mundo inteiro? Então invista seu tempo no aprendizado desses 4 idiomas que são pré-requisitos para fechar negócio!
KNN IDIOMAS
10 de Agosto de 2023 - 10:15
Por muitos anos, quem se candidata a vagas de emprego ouve repetidamente sobre a importância dos idiomas para conseguir se colocar no mercado e que a fluência em um idioma estrangeiro é um requisito importante para os empregadores, podendo até mesmo ajudar os candidatos a garantir uma posição de qualidade em uma empresa de sucesso.
Mas afinal, qual é a real importância de ser fluente em idiomas estrangeiros para as relações profissionais? Antes de tudo, você precisa saber que o atendimento ao cliente é o foco principal.
Mastercard e Starbucks, assim como outras empresas gigantes da tecnologia como Amazon e Google, empregam profissionais fluentes em uma grande variedade de idiomas para poder atender e interagir com seus clientes, por exemplo.
Reconhecer a necessidade de aprender idiomas para relações comerciais permitiu que empresas de primeira linha aumentassem sua base de clientes, principalmente porque seus colaboradores podem se comunicar também com clientes fora do Brasil, ficando mais familiarizados com seus desejos e necessidades. Além disso, aprender um novo idioma ajuda o empreendedor a expandir seu negócio, já que ele é uma ferramenta profunda de conexão com os clientes locais.
Algumas empresas ou profissionais tentam evitar o aprendizado de idiomas usando tradutores online. No entanto, essas plataformas não são capazes de distinguir alguns aspectos do idioma, como usos específicos de palavras e gírias. Além disso, traduzir palavra por palavra pode deixar o leitor ou ouvinte confuso ou até mesmo ofendido.
Portanto, se você tem o objetivo de expandir seus horizontes profissionais para mercados internacionais, você precisa pensar de forma estratégica! Através desse artigo especial do The Journey, descubra quais idiomas valem a pena aprender para suas relações profissionais para economizar tempo e dinheiro. Confira!
Os 4 idiomas mais importantes para relações de trabalho!
1. INGLÊS
Com 1,35 bilhão de falantes em 2021, o inglês ainda é o idioma mais importante para os negócios. Como resultado, as empresas geralmente investem em cursos de inglês corporativo ou cursos de inglês para negócios. É muito importante garantir que seus funcionários possam se comunicar bem em inglês, pois é o idioma “mais universal” que existe.
No entanto, é evidente que não existe apenas o inglês como idioma no mundo corporativo. A escolha do idioma que você ou sua empresa deve aprender é totalmente influenciada, antes de tudo, pelos objetivos estratégicos. Entretanto, devido à sua relevância no mundo corporativo, dominar o inglês é útil e lucrativo. Se você e seus colegas de trabalho já falam bem o inglês, isso já é meio caminho andado!
2. ESPANHOL
Com mais de 442 milhões de falantes de espanhol em todo o mundo, aprender espanhol para o ambiente de trabalho pode ajudar a atrair clientes de diferentes países da Europa ou conseguir vagas que você jamais conseguiria fora do Brasil e das Américas. Na verdade, o que torna esse idioma atraente para o crescimento é que o espanhol é um dos idiomas mais falados na América Latina.
E aqui está a melhor parte: a língua espanhola sempre foi considerada bastante fácil de aprender. Como é derivado do latim, muitas palavras são semelhantes a idiomas como inglês, italiano e claro, o português.
Outra razão é que a pronúncia não é complicada. É uma linguagem fonética, o que significa que, uma vez que você se familiarize com o som de cada letra ou conjunto de letras, poderá ler as palavras exatamente como estão escritas.
O principal desafio com o espanhol é que existem diferenças dialetais entre os falantes da América Latina e da Espanha (e até variação entre os dialetos latino-americanos!) em relação à pronúncia, vocabulário e gramática.
Isso é algo que alguns aplicativos de aprendizado de idiomas ignoram, por exemplo. No entanto, vale muito a pena você procurar um bom curso de espanhol e estudar a fundo essa língua tão falada no mundo.
3. ALEMÃO
A Alemanha tem a maior população de todos os países europeus. Ainda mais impressionante é o fato de que o alemão é a língua materna dos falantes em mais de 42 países em todo o mundo. Essa estatística por si só garante à Alemanha um lugar entre os 10 principais idiomas para o mundo empresarial devido à sua natureza extensa.
A indústria comercial alemã investe muito em outros países. Especificamente, se você administra uma empresa no Brasil, pode se surpreender ao saber que a Alemanha é um ótimo parceiro comercial.
Como a terceira economia mais lucrativa para se investir depois da China e dos EUA, a Alemanha tem muito potencial para expansão profissional. Como em qualquer idioma, no entanto, você precisa entender a diferença entre o uso casual e formal ao falar esse idioma. Para dominar essas diferenças sutis, procure um curso de alemão que priorize a conversão imediata.
4. FRANCÊS
Falado em cinco continentes, o francês não é apenas uma língua para moda, é também uma língua para negócios. A França é o lar de marcas de luxo, como Chanel, Lanvin, Dior e YSL e muitas outras!
Para trabalhar com grandes players do mercado como esses, você precisa de conhecimento suficiente em francês para compreender os jargões necessários e atrair os melhores clientes. Essa estratégia se aplica a outros mercados onde o francês também é predominante, como a culinária, a produção de vinhos e o turismo.
Uma das principais dificuldades em aprender francês é dominar a pronúncia, principalmente ao lidar com o truque do som “eur”. Embora os aplicativos com guias de pronúncia integrados possam ajudar, são insuficientes em comparação a um curso de francês presencial, onde você pode identificar facilmente erros de pronúncia e oferecer técnicas específicas para você adquirir fluência.
Estude idiomas e se torne um profissional disputado!
Uma das melhores práticas para se tornar um profissional qualificado ainda é aprender idiomas. Mesmo nas situações mais imprevistas, sem dúvidas este é um investimento que será muito rentável para a carreira.
Os idiomas são uma ferramenta útil para uma variedade de objetivos, incluindo fazer negociações com parceiros comerciais fora do Brasil e atrair clientes que são mais exigentes. Além disso, a melhor coisa é que você acaba conhecendo mais sobre a cultura do idioma que está aprendendo, o que lhe permite ter conexões mais significativas com colegas de trabalho, supervisores, clientes e parceiros.
Quer aprender um novo idioma e dar um upgrade na sua carreira profissional? Procure uma escola KNN Idiomas perto de você e torne-se um profissional disputado no meio corporativo!