Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 12 de Abril de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeitura decide construir no Jardim Petrópolis posto de saúde anunciado em 2024 para o Jandaia

A proposta inicial, definida ainda na gestão passada, era substituir o atual prédio do posto Jandaia na Rua Paraná, que tem 800 metros quadrados, por uma unidade três vezes maior.

Redação/Região News

06 de Abril de 2025 - 17:31

Prefeitura decide construir no Jardim Petrópolis posto de saúde anunciado em 2024 para o Jandaia
Projeto da construção do posto de saúde porte IV no Jardim Petrópolis

A Prefeitura de Sidrolândia planeja licitar ainda neste mês a construção de um posto de saúde porte IV no Jardim Petrópolis que com 2.400 metros quadrados, será a maior unidade de atenção básica de Sidrolândia em termos de área construída. O projeto foi habilitado em março do ano passado na primeira etapa do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançada há dois anos.

O investimento previsto é de R$ 4,2 milhões.''

Receba no WhatsApp as notícias do RN

A proposta inicial, definida ainda na gestão passada, era substituir o atual prédio do posto Jandaia na Rua Paraná, que tem 800 metros quadrados, por uma unidade três vezes maior onde ao invés de uma equipe de saúde da família (médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem) haveria duas. Segundo o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Renato Lima, optou-se pela transferência do projeto para o Jardim Petrópolis porque mesmo demolindo o prédio atual do Jandaia, o terreno não comportaria uma construção de 2.400 m². Também avaliou-se o perfil no entorno da população do entorno onde está localizado o posto, pessoas que têm plano de saúde, não precisam portanto do SUS (Sistema Único de Saúde), além do bairro ficar próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Prefeitura decide construir no Jardim Petrópolis posto de saúde anunciado em 2024 para o Jandaia
Projeto da construção do posto de saúde porte IV no Jardim Petrópolis

No Jardim Petrópolis, onde há reservada uma área de 4 mil metros quadrados para a construção, a unidade vai atender parte da demanda hoje absorvida pelo posto do Cascatinha, além da população do Morada da Serra, Pé de Cedro, Vival dos Ipês, Pérola do Planalto e de um novo loteamento já aprovado pela Prefeitura, vizinho ao Petrópolis. Lá também está projetada a construção de um centro municipal de educação infantil, obra igualmente habilitada no Novo PAC lançado em 2023 pelo Governo Federal.

Em março, quando terminou o prazo de habilitação nesta etapa do PAC, a Prefeitura cadastrou a construção de um posto de saúde no Jardim Paraíso do mesmo porte do que será construído no Jardim Petrópolis. Vai atender a demanda de atendimento desta região que deve passar nos próximos anos por um processo acelerado de adensamento populacional com a construção de casas populares e a implantação de um novo loteamento.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A Prefeitura também pleiteou recursos do Novo PAC para a construção da sede própria do CAPS 1 (Centro de Atendimento Psicossocial) no Jardim Porto Seguro, com estrutura para atender pacientes de saúde mental, dependentes químicos e alcoólatras. Foi pedida ainda a compra de aquisição de novos kits de equipamentos para 4 postos e unidade móvel de atendimento odontológico.