Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Agência de Metrologia realiza Operação Cozinha Segura

A partir de hoje (12) até o dia 16, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), realizará a Operação "Cozinha Segura"

Noticias MS

12 de Abril de 2010 - 09:00

A partir de hoje (12) até o dia/> 16, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), realizará a Operação "Cozinha Segura"

A partir de hoje (12) até o dia/> 16, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), realizará a Operação "Cozinha Segura", com objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais que comercializem mangueiras utilizadas em botijão de gás, reguladores de pressão, panelas de pressão e embalagens de álcool.

Todos são produtos de certificação compulsória, aqueles que devem apresentar obrigatoriamente o selo do Inmetro. É proibida a venda da mangueira em rolo para ser cortada no ato da compra conforme a necessidade do consumidor. Por motivos de segurança são comercializadas mangueiras em apenas três tamanhos: 0,80m, 1,00m 1,25m.

          A mangueira de botijão também é um produto que apresenta data de validade e deve ser trocado, no máximo, a cada cinco anos para evitar possíveis incidentes. Outro produto foco da operação é o regulador de pressão do gás, utilizado para abrir e fechar a passagem do gás de cozinha e que conecta a mangueira ao botijão. Trata-se de um dispositivo de segurança que impede a explosão do botijão caso seja envolto por fogo. Por isto é fundamental abaixar o pino de segurança após a utilização do gás. O prazo de validade do regulador também é de cinco anos.

Uma novidade que deve ser despertada aos consumidores é quanto à panela de pressão. Desde março é obrigatória a venda do produto somente com o selo do Inmetro, o que indica que a panela de pressão foi ensaiada e há adequado grau de confiança de que está em conformidade com a norma técnica brasileira deste produto. Mesmo assim, o usuário deve tomar todas as precauções como trocar a borracha de pressão preiodicamente e sempre verificar se a válvula não está sendo obstruída por alguma sujeira, o que pode provocar até explosões.

Em embalagens plásticas de álcool também será analisada a presença do selo de certificação do Inmetro. Produtos sem este selo serão recolhidos pelos agentes metrológicos. A AEM/MS faz a fiscalização destes produtos somente nos estabelecimentos em que são comercializados e nunca em residências.