Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Aquário do Pantanal: tanque 4 representará a ictiofauna do Rio Piquiri

O governo do Estado anunciou, no início de maio, a construção, em Campo Grande, de um aquário que pode ser o maior de água doce do mundo. As obras começam no segundo semestre deste ano.

Redação de noticia

13 de Maio de 2010 - 15:34

Com 4,3 milhões de litros de água, 260 espécies e 7.000 animais, o Aquário do Pantanal custará R$ 80 milhões ao governo estadual. O local deve entrar em operação no final de 2011 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Compõem o Aquário 20 tanques.

 

 

Hugo Gallo, que também foi criador do aquário de Ubatuba (SP), o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.

           O Aquário do Pantanal tem os seguintes conceitos: retratar de forma sintética e objetiva toda biodiversidade dos Ambientes Aquáticos do Pantanal; retratar tipos de ambientes ou espécies de grande interesse; possibilitar grande destaque para Educação Ambiental; proporcionar a exposição da Biodiversidade do Pantanal e outros Ambientes Aquáticos do Brasil; promover a interatividade como instrumento educativo e o enriquecimento ambiental através da cenografia.

 

O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, com área  de 138.183 km² e 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul. Com o título de patrimonio nacional e mundial, o Pantanal possui 1.863 espécies de plantas fanerógamas, 250 espécies de plantas aquáticas, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos.

 

Aquário do Pantanal: tanque 4 representará a ictiofauna do Rio Piquiri