Sidrolandia
Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi fazem 295,5 mil atendimentos em 2017
Na prática, em média, as bibliotecas fizeram 24.633 atendimentos por mês, 6.159 por semana e 1.232 por dia útil.
Daniel Pedra/Fiems
22 de Fevereiro de 2018 - 10:46
As 44 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi distribuídas por 40 cidades de Mato Grosso do Sul realizaram, ao longo do ano passado, 295.593 atendimentos e receberam 61.453 pessoas. Na prática, em média, as bibliotecas fizeram 24.633 atendimentos por mês, 6.159 por semana e 1.232 por dia útil e receberam 5.121 visitantes por mês, 1.280 por semana e 256 por dia útil.
Segundo a bibliotecária Josiane de Oliveira, técnica da área de biblioteca do Sesi no Estado, as 44 unidades conseguimos realizar um trabalho satisfatório, considerando que 2017 foi um ano em que teve troca de prefeitos em muitos municípios e, em consequência, foram substituídos os monitores das bibliotecas. “Os novos profissionais precisaram aprender e desenvolver os objetivos do nosso projeto com ações que vão além de simplesmente disponibilizar livros para leitura. Então, acredito que foi um ano positivo”, afirmou.
Hoje, as 40 cidades com bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado são: Campo Grande (três unidades), Três Lagoas (duas unidades), Dourados (duas unidades), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho, Coxim, Brasilândia, Caracol, Nioaque, Bela Vista, Sonora, Antônio João, Coronel Sapucaia, Ladário, Laguna Carapã, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro.
Acervo
Ela ainda destaca que as unidades são inauguradas com acervo de 1,6 mil livros, dezenas de DVDs e CDs e computadores com acesso à Internet. “Em 2017, todas as bibliotecas receberam um acervo de 1.300 títulos de DVDs. Em média, as unidades têm atualmente um acervo entre 2.500 e 3.000 títulos. O material disponibilizado permite o desenvolvimento de atividades pedagógicas, que contribuirão para a melhoria da qualidade da educação em cada um dos municípios”, disse.
Além disso, nos últimos quatro anos, as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado passaram a oferecer gratuitamente a iniciação tecnológica em robótica no âmbito do Projeto Sesi e Lego para estudantes das escolas públicas municipais e estaduais. Ao longo desse período, de 2014 a 217, foram 9.945 matrículas, o que representa uma média 2,5 mil crianças de 7 a 11 anos de idade atendidas por ano.
Metas para 2018
Entre as metas para 2018, Josiane de Oliveira destacou a ampliação do número de atendimentos geral e intensificação das atividades e serviços, como atividades com jogos pedagógicos, aulas de iniciação tecnológica, cursos e palestras, uso da cinemateca e gibiteca. “Também esperamos ampliar o número de matriculados no Projeto Sesi e Lego, destinado a crianças de 7 a 11 anos matriculadas na rede pública de ensino ou dependentes de trabalhadores da indústria”, ressaltou.
Outra novidade será o lançamento da “Hora do Conto”, projeto que consiste em realizar toda sexta-feira duas sessões de contação de histórias para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Cada Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no Estado terá liberdade de escolher o seu repertório mensal e direcionamento do público que irá ser convidado para assistir à apresentação”, finalizou Josiane de Oliveira.