Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 3 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Brasil apresenta avanços do software livre na África do Sul e Argentina

Ministério do Planejamento

06 de Setembro de 2010 - 07:17

O uso de softwares livres nos órgãos públicos federais brasileiros serão tema de dois eventos internacionais que serão realizados durante seis dias, até a próxima quinta-feira (9).

Um grupo de especialistas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) vão apresentar as experiências brasileiras neste setor na Conferência Anual GovTech2010, em Durban, na África do Sul e na 1a. Conferencia Internacional de Software Libre, em Buenos Aires.

No primeiro encontro, onde são esperados mais de 1,2 mil profissionais de todo o mundo, a analista Débora Gomes dos Reis vai falar do projeto como uma melhoria dos modelos de serviços compartilhados e de código aberto.

“A idéia é mostrar que, com o Portal de Software Público, o governo consegue investir no desenvolvimento tecnológico do país, no desenvolvimento de empresas locais e na criação de empregos em diversas cidades brasileiras, fazendo do software um bem público que pode ser utilizado por todos”, destaca.

Já na capital argentina, o coordenador da SLTI Corinto Meffe vai falar sobre os avanços e o modelo de software livre que vem sendo implantado pelo Estado brasileiro no setor público, segundo as peculiaridades e necessidade do País.

O Brasil se destaca no desenvolvimento de arquiteturas voltadas a correios eletrônicos, servidores de internet e sistemas de informação, todos com usos significativos em vários órgãos. “Os argentinos já mostraram interesse em investir em programas semelhantes aos nossos”, informa.

Um dos objetivos desse encontro é avaliar o estágio atual do software público, com base na experiência brasileira.

Além dos palestrantes, estarão presentes no evento empresários, pesquisadores e técnicos do governo da Argentina, Venezuela, Equador, Paraguai e Espanha, que vão debater e compartilhar experiências bem-sucedidas do programa nos países latinos.