Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 11 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Brasil vai doar US$ 2 milhões ao Haiti para ajudar no combate à epidemia de cólera

Entre o material que partirá do RJ, estão hipoclorito de sódio para purificar água e soros e sais para hidratar pacientes

Ministério da Saúde

26 de Outubro de 2010 - 10:15

O Ministério da Saúde envia para o Haiti, nesta quarta-feira (27), medicamentos e insumos que serão utilizados no tratamento das pessoas afetadas pela epidemia de cólera que atinge o país. Entre o material a ser enviado estão frascos de hipoclorito de sódio, sais para reidratação oral, soro injetável, luvas e equipamentos para aplicação de soro, que partirão do Rio de Janeiro, em um voo da Força Área Brasileira (FAB). No mesmo dia, dois epidemiologistas brasileiros do Ministério da Saúde partirão de Brasília, rumo a Porto Príncipe, para apoiar as ações do Ministério da Saúde do Haiti.

O representante brasileiro no comitê gestor Brasil-Haiti, Carlos Felipe D’Oliveira, voltou nesta segunda-feira (25) de Porto Príncipe e afirmou que o Brasil estuda a possibilidade de compra emergencial de mais insumos e medicamentos para ajudar o governo haitiano. “Esta é a primeira crise sanitária desde o forte terremoto que atingiu a ilha, em janeiro. O Brasil vai ajudar no que for possível para auxiliar na prevenção e no tratamento das pessoas”.

D’Oliveira esteve na capital haitiana para preparar o curso de formação da primeira turma de 60 agentes comunitários de saúde do Haiti. O curso ministrado por nove profissionais brasileiros começou nesta segunda-feira, na cidade de Carrefour, e segue até 15 de dezembro. O tema da primeira aula foi sobre o manejo da cólera.

MEDICAMENTOS E INSUMOS
Quantidade para doação
Hipoclorito de Sódio solução 10 mg cloro/mL (usado para purificar a água)
10.575 frascos de 50ml
Sais para reidratação oral
12.600 envelopes de 1 litro
Solução Ringer + Lactato (usado para reidratação venosa de paciente em estado grave)
3.500 frascos injetáveis
Equipo para soro Macrogotas (composto pelo conta-gotas, tubo e soro para hidratação venosa dos doentes)
16.200 equipos
Luvas descartáveis no tamanho P, M e G
43.200 pares

Na última sexta-feira (22), o presidente do Haiti, René Préval, solicitou ajuda ao governo brasileiro e confirmou que o país vive uma epidemia de cólera – a primeira do país, em um século, segundo a Organização Mundial de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde da ilha do Caribe, a doença já matou 250 pessoas e atingiu mais de três mil pessoas em uma semana.