Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Câmara Federal quer criar mais 13 Estados no Brasil

Em Mato Grosso do Sul, o projeto pretende criar o Território Federal do Pantanal, com parte da área em Mato Grosso

Campo Grande News

18 de Maio de 2010 - 15:14

Os livros de geografia do Brasil podem passar a ter novo desenho caso alguns projetos que tramitam na Câmara Federal sejam aprovados. Os deputados federais solicitam a criação de mais 13 Estados no Brasil, além de territórios federais.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto pretende criar o Território Federal do Pantanal, com parte da área em Mato Grosso. A discussão sobre a divisão do então Mato Grosso nos 1970 ainda inflama os ânimos nas duas unidades federativas. O último episódio da rixa aconteceu durante a escolha das sedes da Copa do Mundo, em julho do ano passado, onde Cuiabá levou vantagem.

Se forem aprovados, os projetos vão dar vida aos Estados de Tapajós e Carajás (no Pará), Gurgueia (Piauí), Araguaia (Mato Grosso), Estado do Rio São Francisco (Bahia), Estado do Triângulo (entre Minas Gerais e Goiás), Maranhão do Sul, Mato Grosso do Norte.

O Brasil pode ganhar ainda cinco territórios federais: Pantanal (MS e MT), Rio Negro, Solimões e Juruá (Amazonas), e do Oiapoque (Amapá).

No Pará, por exemplo, a convocação de dois plebiscitos em caráter de urgência já foi aprovada pela Câmara, para que a população aprove a divisão do território e criação de três novos Estados.

O Território Federal do Pantanal é projeto do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e abrange as cidades mato-grossenses de Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. Em Mato Grosso do Sul, o Território engloba Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Ladário, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Negro e Bodoquena.

A população dos municípios chega a mais de 500 mil pessoas.