Sidrolandia
Centro Internacional de Negócios apresenta potencialidades de MS à delegação coreana
O objetivo do encontro, que contou com a presença de representante do Governo do Estado, é estreitar relações entre o país sul-coreano e o Estado.
Daniel Pedra/Fiems
31 de Janeiro de 2018 - 17:07
Durante reunião realizada nesta quarta-feira (31/01), o CIN (Centro Internacional de Negócios) do IEL apresentou aos dois representantes da Kotra, agência de promoção de investimento da Coreia do Sul no Brasil, as potencialidades de Mato Grosso do Sul. O objetivo do encontro, que contou com a presença de representante do Governo do Estado, é estreitar relações entre o país sul-coreano e o Estado.
Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, que coordena o CIN, as possibilidades de negócios entre Mato Grosso do Sul e a Coreia do Sul estão sendo discutidas desde o ano passado. A Coreia do Sul é um dos grandes gigantes do desenvolvimento mundial, com um parque tecnológico de altíssima qualidade e esse encontro só vem a enriquecer as possíveis demandas futuras de produtos aqui do Estado que podemos exportar para a Coreia e também que podemos importar, afirmou.
Na avaliação da gerente do CIN, Nathália Alves, a reunião é uma oportunidade de trazer novos mercados e novas possibilidades para Mato Grosso do Sul. Para nós, enquanto Federação das Indústrias, o fomento do comércio exterior é muito importante. Nessa reunião, a Kotra apresentou pode conhecer mais sobre a economia do Estado, o que temos a oferecer em termo de negócios e as nossas demandas e também pode apresentar seus produtos. Foi uma reunião para vermos como podemos cooperar com eles e eles com a gente, explicou.
A coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Camila Tiemann dos Santos, destacou a parceria com a Fiems para o fomento da cultura exportadora do Estado. Essa reunião é a oportunidade de atrairmos um novo tipo de investimento, apresentando o Estado para o comércio internacional. Hoje nossa posição é de saber como está o mercado sul-coreano, que tipo de investimento ele quer trazer para o Estado e nosso objetivo é aumentar a participação do mercado sul-coreano na pauta exportadora do Estado, disse.
Segundo o analista de mercado da Agência de Promoção de Investimentos Kotra, Gihad Soares, a visita a Mato Grosso do Sul busca entender a economia do Estado e quais pontos de interação poderiam existir entre as empresas locais, a Fiems e a economia coreana como um todo. Esperamos que com isso tenhamos novas exportações coreanas para cá, mas também troca de informações entre empresas e possivelmente investimentos no futuro aqui, finalizou.